Em partida quente, Colômbia vence Uruguai e é finalista da Copa América, veja como foi:

Colômbia teve jogador expulso logo após marcar o gol da vitória ainda na etapa inicial, mas conseguiu segurar e levar a melhor na partida

Primeiro tempo

Pela semifinal da Copa América, Uruguai e Colômbia mediram forças em busca de uma vaga na final da competição contra a já classificada e atual campeã, Seleção Argentina.

Como previsto o jogo foi quente desde o apito inicial, com muitas faltas e discussões. O Uruguai foi quem começou a chegar com mais perigo no campo ofensivo.

Darwin Núñez quase marcou em três oportunidades. A primeira, o uruguaio driblou Muñoz e finalizou rasteiro muito perto da trave esquerda do goleiro Vargas.

Na segunda tentativa, a bola sobrou para ele dentro da área, que virou e chutou bem parecido com a primeira finalização. Por último, chutou buscando o ângulo direito do gol colombiano, mas a bola saiu para fora.

Mas, quem finalizou com precisão foi os colombianos. Após cobrança de escanteio de James Rodríguez, Lemar cabeceou para o gol, abrindo o placar para a Colômbia aos 39 minutos de jogo.

Cinco minutos depois, Muñoz teve atitude inesperada em momento de discussão e acertou propositalmente uma cotovelada em Ugarte. O colombiano já havia levado cartão amarelo e recebeu o segundo, sendo expulso da partida, deixando a Colômbia com um a menos para o segundo tempo.

Etapa final

Com um a mais e atrás do placar, o Uruguai veio com tudo para empatar a partida no segundo tempo. Darwin Núñez quase empatou com chute rasteiro forte, mas o goleiro Vargas fez ótima defesa.

Luis Suárez, que entrou no meio da etapa final, chegou mais perto do gol uruguaio quando recebeu no começo da área e chutou bonito buscando o ângulo esquerdo de Vargas, mas a bola explodiu na trave.

Valverde também tentou, chutando e fora da área, mas o goleiro colombiano agarrou sem dificuldades. Faltando pouco tempo para o término do jogo, a Colômbia chegou ao ataque.

Uribe teve duas chances claras para matar o jogo. Com tempo de dominar e pensar em como finalizar, ele chutou cruzado para fora do lado direito do goleiro Rochet na primeira tentativa.

Na segunda, na mesma posição, ele arriscou chutar do outro lado do gol, Rochet fez uma linda defesa e a bola ainda tocou no travessão antes de ficar em posse dos uruguaios.

Com a zaga conseguindo segurar bem o resultado, a partida se encerrou com vitória em 1 a 0 da Seleção Colombiana, que demonstrou um bom futebol desde a primeira partida da Copa América e chega confiante para disputar o troféu.

Agora é valendo o título!

A final está definida. De um lado, a favorita e atual campeã da competição e da Copa do Mundo, Argentina. De outro, a Colômbia, que jogou muito bem desde a primeira partida do torneio e dona do melhor ataque da Copa América com 12 gols.

A grande final entre Argentina e Colômbia acontecerá no domingo (14), às 21h (horário de Brasília) no Hard Rock Stadium em Miami Garden, no estado da Florida. Os argentinos buscam seu décimo sexto título, enquanto os colombianos, o segundo troféu da Copa América.