Podem estourar?
Desde o início da temporada, Filipe Luís tem adotado uma forma de preservar os atletas do Flamengo com um rodízio. A comissão técnica reforça a importância de manter os jogadores saudáveis a todo o tempo durante o ano, com muitas competições.
Ele mantém a estratégia de realizar mudanças pontuais na equipe titular. Aconteceu durante o Carioca e o plano, com o início do Brasileirão e da Libertadores, permanece. Mas alguns jogadores não estão fazendo parte desse modelo.
Contra o Central Córdoba, Wesley, Erick Pulgar e Gerson iniciaram o jogo entre os reservas. Com o placar em 2 a 0 para o rival, o trio foi acionado, mas não evitou a derrota. Após a partida, Filipe Luís foi questionado sobre as escolhas e reforçou a ideia de que irá precisar rodar o elenco.
Rodízio de atletas
“Eu tomo as decisões, quando perde é claro que eu vou ser cobrado. É normal. Isso também me faz crescer. Quando vence, tudo parece muito bonito nas escolhas que a gente faz. Quando perde, vêm as perguntas. Nenhum jogador vai conseguir estar em todos os jogos da temporada. Posso garantir para vocês. A exaustão chega em algum momento. Tem que pensar na saúde deles”, afirmou “Eu tomo as decisões, quando perde é claro que eu vou ser cobrado. É normal. Isso também me faz crescer. Quando vence, tudo parece muito bonito nas escolhas que a gente faz. Quando perde, vêm as perguntas. Nenhum jogador vai conseguir estar em todos os jogos da temporada. Posso garantir para vocês. A exaustão chega em algum momento. Tem que pensar na saúde deles”, afirmou Filipe Luís após a derrota no Maracanã, na quarta (9)., na quarta (9).
Depois da pausa para a Data Fifa, são quatro jogos e quatro escalações diferentes, com 18 jogadores como titulares. Somados aos que entraram durante as partidas, são 23 jogadores utilizados em quatro jogos.
Flamengo da dupla Léo Pereira e Léo Ortiz celebram mais um título Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Os únicos que atuaram nas quatro partidas pelo Brasileirão (Internacional e Vitória) e Libertadores (Tachira e Central Córdoba) foram o goleiro Rossi e os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira. Ou seja, a dupla de zaga não tem sido modificada. Muito por conta também da ausência de Danilo. Segundo a Itatiaia.
Experiente voltando a falta confiança na base
Apenas Léo Pereira foi substituído uma vez nestes jogos – e já nos acréscimos. Filipe Luís escalou Léo Ortiz e Léo Pereira nos últimos nove jogos do Flamengo. A última vez que o Rubro-Negro entrou sem a dupla como titular foi no dia 15 de fevereiro.

Veja também
Flamengo negocia com Julio Enciso há 2 semanas para vaga de Arrascaeta e esquece Andreas Pereira e Lucas Paquetá
O experiente defensor está em recuperação de lesão muscular e vive a expectativa de voltar aos jogos do Flamengo neste domingo (13), contra o Grêmio. Os jovens Cleiton e João Victor, que ganharam alguns minutos em campo nesta sequência, ainda não estão com grau de confiança alto.