Dorival Jr. palestrou para CBF
Nessa última terça-feira (26), o técnico Dorival Júnior, da Seleção Brasileira, palestrou em um evento organizado pela CBF. A entidade realizou o Summit CBF Academy 2024, em São Paulo, voltado à capacitação e formação de profissionais.
Dorival deu uma palestra e ressaltou a importância da profissionalização dos profissionais envolvidos com futebol no Brasil. Além disso, ele abordou diversos pontos, como a evolução no cenário nacional e falou de como os clubes aprenderam valorizar seus ativos.
Dorival faz alerta
Dorival Jr. também fez um alerta para os dirigentes do futebol brasileiro e aconselha que seja revisto a quantidade de estrangeiros permitidos em cada clube, que é de nove. Segundo ele, no futuro isso pode causar a baixa formação de talentos.
“Eu apenas chamo a atenção para um último detalhe, apenas uma colocação. A Itália abriu para que dentro da comunidade europeia tivesse 11 jogadores que pudessem transitar pelos seus clubes. Nós tínhamos equipes italianas com 11 atletas, nenhum deles formados na Itália. A Itália ficou duas Copas do Mundo afastadas da competição. Não perceberam quanto foi prejudicial tudo isso.”, iniciou o treinador.
“É apenas uma colocação, presidente, que o senhor (Ednaldo Rodrigues) terá com certeza reuniões futuras. Hoje nós estamos com nove atletas autorizados estrangeiros a poderem participar dos nossos clubes. É apenas um detalhe para que possamos rediscutir esse processo.”, alertou Dorival Jr.
Levantamento sobre estrangeiros
Dorival Júnior também ressaltou um levantamento que indica o grande números de estrangeiros na Séria A do Brasileiro e alertou sobre a saída rápida de jovens do Brasil: “Só para vocês terem uma ideia, ao longo desse campeonato, um levantamento nosso interno de 20 equipes da Série A, em 12 os centroavantes são estrangeiros.“
“Daqui a um ano e meio, dois anos, com certeza, nós vamos pagar um preço muito alto porque nós não teremos quem vender. Então, eu acho que é um fato fundamental para a gente poder rever todo esse contexto.“, alertou novamente o treinador do Brasil.
“Algumas situações que têm acontecido no futebol brasileiro e que merecem uma atenção um pouco maior de todos nós: a saída dos nossos jovens prematuramente, sem que possam dar um retorno técnico aos nossos clubes, fazendo com que esses garotos finalizem as suas formações em clubes europeus. Isso também nós pagaremos um preço muito alto daqui a pouco”, finalizou Dorival.