Copa Intercontinental 2024: times classificados, sedes, datas e mais

Copa Intercontinental terá sua edição inaugural em 2024. Com algumas alterações em comparação ao formato disputado entre 2005 e 2023

Mundial Intercontinental

Com algumas alterações em comparação ao formato disputado entre 2005 e 2023, a Copa Intercontinental terá sua edição inaugural em 2024.

Adotando um estilo mais simplificado, especialmente devido ao foco no novo Mundial de Clubes que será realizado a partir de 2025, o torneio deve manter uma relevância semelhante para todos os participantes.

Até o momento, Auckland City (Oceania), Al Ahly (África), Al Ain (Ásia), Real Madrid (Europa) e Pachuca (América do Norte, Central e Caribe) garantiram suas vagas na Copa Intercontinental 2024.

Apenas o representante da América do Sul ainda não foi definido, o que acontecerá somente no dia 30 de novembro, data marcada para a grande final da Libertadores.

Novo formato

O novo formato é dividido em algumas etapas. Na primeira, o campeão da Oceania (Auckland) enfrenta como visitante o campeão africano (Al Ahly) ou asiático (Al Ain), sendo estes últimos definidos por sorteio. Vencedor desse confronto enfrentará o time restante. Além disso, haverá uma alternância nesse enfrentamento com o representante da Oceania nas edições seguintes. Se o africano for sorteado para enfrentá-lo em 2024, no ano seguinte será o asiático quem jogará contra, sempre como mandante.

Paralelamente, o representante sul-americano enfrentará o da Concacaf (Pachuca). Em partida única, em casa de um dos dois (inicialmente determinado por sorteio e, depois, alternado ano após ano).

Na etapa seguinte, denominada de playoff, os dois vencedores das fases anteriores se enfrentarão para decidir quem avançará para a final contra o representante europeu (Real Madrid). Ao contrário do formato anterior, a Copa Intercontinental não terá um país-sede, como era comum até então.

As primeiras partidas serão disputadas na casa dos clubes envolvidos em cada confronto. Enquanto os dois últimos jogos (playoff e final) serão realizados em campo neutro, embora o local ainda não tenha sido definido pela FIFA.