Copa do Mundo Feminina no Brasil: Conheça os estádios e as mudanças da Fifa

O Maracanã, que terá a capacidade reduzida, será o local de abertura e final da competição feminina

A Copa do Mundo Feminina

Nesta sexta-feira (17), a Fifa anunciou que a próxima Copa do Mundo Feminina, que acontecerá em 2027, será realizada no Brasil. Dez estádios foram escolhidos pela organização.

No Conselho, que teve a comitiva brasileira, foi anunciado que a tendência é de que os jogos do Mundial Feminino aconteça nos locais modernizados ou construídos para a Copa do Mundo em 2014, sediado no Brasil.

O palco principal dos jogos da Copa do Mundo será o Maracanã, no Rio de Janeiro. Dessa forma, o estádio vai receber oito partidas ao total, incluindo a abertura da competição.

O primeiro jogo está previsto para acontecer no dia 24 de junho. A grande final, que está prevista para acontecer em 25 de julho, também deve acontecer no Maracanã, de acordo com o projeto enviado à Fifa.

Os estádios da Copa do Mundo

A previsão é que o Maracanã seja um dos estádios mais usados na Copa do Mundo Feminina. Além da abertura e final, devem acontecer outros quatro jogos na fase de grupos, uma das oitavas e outra das quartas.

O Mané Garrincha, em Brasília, também será bastante utilizado, com outro jogos, sendo distribuídos: cinco jogos da fase de grupos, uma das quartas de final e outra da semifinal.

Enquanto isso, o Mineirão, localizado em Belo Horizonte, também tende a ser cenário de quatro jogos. Serão cinco partidas na fase de grupos, uma nas oitavas e outra nas quartas, além da disputa do terceiro lugar.

Os estádios utilizados serão:

  • Maracanã (Rio de Janeiro): 8 jogos;
  • Mineirão (Belo Horizonte): 8 jogos;
  • Mané Garrincha (Brasília): 8 jogos;
  • Arena Pernambuco (Pernambuco): 7;
  • Neo Química Arena (São Paulo): 7 jogos;
  • Fonte Nova (Salvador): 6 jogos;
  • Beira-Rio (Porto Alegre): 6 jogos;
  • Castelão (Fortaleza): 6;
  • Arena Amazônia (Manaus): 4;
  • Arena Pantanal (Cuiabá): 4.

Os locais escolhidos

Conforme anunciado pela Fifa, que anunciou o Mundial de Clubes Feminino em 2026, aproveitará o legado deixado pela Copa Masculina, que aconteceu em 2014. Afinal, dez dos 12 estádios usados na época foram escolhidos pela CBF para a competição feminina.

Dessa forma, apenas dois locais ficarão de fora da escolha da Confederação Brasileira de Futebol. São eles: a Arena das Dunas, em Natal, e a Arena da Baixada, em Curitiba.

Todos os estádios terão a quantidade de torcedores mais baixa do que a capacidade total dos locais. A menor redução será o Maracanã, que irá de 73.139 torcedores para 72.869 presentes.

Os dois estádios que terão capacidades maiores que 40 mil torcedores será a Neo Química Arena, que terá capacidade para 46.156 e o Mané Garrincha, que terá capacidade para 44.099.

O que diz a web