Copa América
A Copa América 2024 vai começar no dia 20 de junho e irá com partidas até o dia 14 de julho, sendo realizada nos Estados Unidos. Com isso, alguns jogadores do Brasil já estão se apresentando na Flórida, para se prepararem, primeiro, para amistosos contra o México e Estados Unidos.
Já na competição, o primeiro jogo do Brasil será contra a Costa Rica no dia 22 de julho, às 22h. Em seguida, enfrenta o Paraguai, no dia 28, e a Colômbia, no dia 2 de julho. A final da competição será no dia 14 de julho, às 21h.
O diretor da Seleção masculina, Rodrigo Caetano, ex-diretor do Atlético-MG e do Internacional, contou detalhes sobre a preparação do Brasil para a competição, em entrevista para o canal da CBF TV, citando a importância de uma psicóloga.
Psicóloga
Desde a chegada de Dorival Júnior no comando da amarelinha, no início de 2024, a comissão passou a ter uma psicóloga, Marisa Lúcia, profissional do Bahia. A última vez que o Brasil teve essa função em seu quadro de funcionários foi em 2014.
Em 2023, o jornalista Cosme Rímoli, do portal R7, revelou que a Seleção Brasileira não tinha o acompanhamento de um profissional desse tipo desde a goleada para a Alemanha, porque, segundo ele, Neymar era contrário à ideia. No entanto, a CBF declarou que essa era uma decisão da comissão técnica.
Porém, sem o craque na lista de convocados, devido a uma lesão que o afasta dos gramados há meses, o diretor da Seleção, Rodrigo Caetano, destaca importância do psicólogo para manter um convívio harmonioso:
“Vamos ter uma psicóloga para trabalhar um pouco mais os aspectos emocionais. Vamos potencializar essa questão de união e fortalecimento das relações humanas. Isso é ótimo. Teremos sempre as nossas regras muito claras em prol de um bom ambiente. Vamos ter quase 48 dias juntos, já que esperamos chegar na final no dia 14 de julho”, diz.
Convocados pelo Brasil
O Brasil terá os seguintes jogadores na competição:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo);
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Éderson (Atalanta), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).