O Cypherpunk Adam, precoce, citado por Satoshi Nakamoto no Bitcoin White Paper, sugeriu que a pressão de computação quântica provavelmente revelará se o fundador pseudônimo do blockchain está vivo.
Durante uma entrevista depois uma sessão de perguntas e respostas no evento “Satoshi Spritz” em Turim, em 18 de abril, sugeriu que a computação quântica pode forçar Nakamoto a movimentar seu Bitcoin (BTC). Isso ocorre porque, de concórdia com os porte, os titulares de bitcoin serão forçados a transferir seus ativos para endereços mais novos e resistentes à assinatura.
Back disse que os computadores quânticos atuais não representam uma ameaço credível para a criptografia do Bitcoin, mas provavelmente a ameaçará no horizonte. Back estimou que os computadores quânticos podem se tornar perigosos em “talvez vinte anos”.
Relacionado: O garfo duro resistente à quântica do Bitcoin é inevitável-é a única chance de emendar incentivos de nó
Quando a ameaço se torna real, Back disse que a comunidade Bitcoin terá que escolher entre pejorar endereços velhos e vulneráveis ou permitir que esses fundos sejam roubados:
“Se os computadores quânticos estiverem cá, e as pessoas em universidades e laboratórios de pesquisa têm chegada, a rede tem a opção de permitir que as pessoas os roubem ou congelassem – para pejorar a assinatura.“
Back espera que a comunidade vá com a opção anterior, forçando o pseudônimo Pai do Bitcoin a movimentar seus fundos, se desejarem evitar perdê -los.
As atualizações de privacidade podem complicar a prova
Ainda assim, Back disse que se essa situação revelará se Satoshi Nakamoto está vivo também depende dos futuros recursos de privacidade do Bitcoin.
“Depende um pouco da tecnologia, existem algumas idéias de pesquisa que podem juntar privacidade ao Bitcoin”, disse Back. “Logo, possivelmente, pode possuir uma maneira de emendar problemas quânticos, mantendo a privacidade.“
Relacionado: Jurisperito processa os EUA submissão de investir a suposta reunião de Satoshi Nakamoto
Ainda assim, nem todo mundo está convicto de que – aprimoramentos de privacidade ou não – esse cenário revelaria se Nakamoto estiver vivo. Um mineiro anônimo de bitcoin e membro da comunidade Bitcoin disse a Cointelegraph que ele não espera que as moedas de Nakamoto sejam movidas:
“Mesmo que ele esteja vivo e segure as chaves particulares, não acho que ele as moveria. Com base em porquê ele agiu até agora, preferia esperar que ele deixasse a comunidade deliberar.”
Ele acrescentou que, porquê essa é uma escolha controversa, faz sentido deixar a comunidade deliberar. Ele disse que ficaria surpreso se Nakamoto saísse da madeira agora para movimentar os ativos.
Um bitcoin resistente à quântica
Back explicou que a maioria das implementações de assinatura resistente à quantum não é comprovada em termos de segurança ou muito dispendioso do ponto de vista dos dados. Ele citou Lamport Assinaturas porquê um design velho e comprovado, mas apontaram que pesam dezenas de Kilobytes.
Consequentemente, ele sugeriu que o Bitcoin estivesse prestes para mudar para assinaturas resistentes ao quântico, mas somente o fazia quando necessário. Ele sugere uma implementação baseada em torre de bitcoin, permitindo que endereços mudem para assinaturas resistentes à quântica quando necessário.
Revista: Bitcoin vs. A ameaço quântica do computador: Risca do tempo e soluções (2025-2035)