Como se saíram as seleções campeãs do mundo em uma Copa América

Seleção Brasileira já foi campeã mundial e campeã do Copa América em competições seguidas

Copa América 2024

A Copa América 2024 trará um atrativo especial que não ocorria há mais de duas décadas: a participação da Argentina, atual campeã do mundo após sua conquista em 2022.

O Brasil foi a última seleção sul-americana a disputar uma Copa América após conquistar o título mundial em 2002, tendo marcado presença no torneio realizado no Peru em 2004, reforçando sua posição como a principal equipe da região.

Como detentor do título mundial, o Brasil encarou a Copa América 200 com um desafio significativo pela frente: a equipe brasileira havia erguido a taça da Copa do Mundo em quatro ocasiões (1958, 1962, 1970 e 1994), porém nunca havia conseguido conquistar o torneio continental logo após ser coroada pela FIFA.

Em anos anteriores, a trajetória do Brasil na Copa América após seus triunfos mundiais foi marcada por resultados diversos: em 1959, alcançou o segundo lugar, com a Argentina sagrando-se campeã. Em 1963, ficou em quarto lugar, com a Bolívia levantando o troféu. Já em 1975, chegou às semifinais, enquanto o Peru conquistava o título, e em 1995, enfrentou uma derrota na final contra o Uruguai nos pênaltis.

Desempenho nas Copas Américas

Na Copa América de 2004, realizada no Peru, o Brasil encontrou a Argentina na final e, nos minutos finais da partida, conseguiu marcar um gol para empatar o jogo em 2 a 2, levando a disputa para os pênaltis, onde saiu vitorioso.

Outra seleção que teve um bom desempenho após conquistar o título mundial foi o Uruguai. Após vencer a Copa do Mundo de 1930 derrotando a Argentina na final, o Uruguai repetiu a fórmula de sucesso na próxima Copa América em 1935, conquistando o título novamente em uma final contra a Argentina.

Duas décadas depois, o Uruguai se sagraria campeão do mundo mais uma vez, em 1950, no icônico Maracanazo. No entanto, na edição continental de 1953, não conseguiu repetir o feito, sendo superado pelo Paraguai, que conquistou o título. Enquanto a seleção uruguaia terminou com a medalha de bronze.

A Argentina, terceira equipe das Américas a conquistar a Copa do Mundo da FIFA, obteve seu primeiro título mundial em 1978. Entretanto, no ano seguinte, na Copa América, a equipe foi eliminada na fase de grupos, não conseguindo repetir o sucesso recente.

Será que a Argentina vai acabar com a escrita?

Em 1986, sob a liderança inesquecível de Diego Maradona, a Argentina conquistou mais uma vez o título mundial. Contudo, a sorte não sorriu para eles no torneio continental disputado em 1987, terminando em quarto lugar na classificação final.

Sendo assim, a tão aguardada glória finalmente chegou para Lionel Messi no Catar em 2022. Agora, na Copa América 2024, que será realizada nos Estados Unidos. Argentina terá a oportunidade de buscar seu primeiro título na competição após sua recente conquista do título mundial.

Essa conquista anterior foi alcançada apenas uma vez cada pelo Brasil e pelo Uruguai. Além disso, a equipe liderada por Lionel Scaloni tem a chance de alcançar o bicampeonato do torneio. Após sua vitória na última edição, disputada em 2021.

A última seleção a realizar essa façanha foi o Chile, que se sagrou campeão em 2015 e repetiu o feito em 2016. Este histórico reforça a intensa competição e o desejo constante de excelência no futebol sul-americano.