Flamengo x Nova Iguaçu
Neste domingo (7), Flamengo e Nova Iguaçu disputam o segundo jogo da final do Campeonato Carioca, no Maracanã, às 17h (horário de Brasília). Na primeira partida o Rubro-Negro venceu por 3 x 0, dois gols de Pedro e um contra de Ronald.
O rival deste domingo, não é um direto historicamente, já que os seus, acabaram ficando pelo caminho. O Botafogo sequer conseguiu classificação para as semifinais e teve que se contentar com o título da Taça Rio.
Por outro lado, o Fluminense até chegou entre os quatro, mas foi eliminado justamente para o Mais Querido, com direito a gols de Cebolinha e Pedro no primeiro confronto e um empate sem gols no segundo.
O Vasco só não esteve entre os finalistas, por ter perdido justamente para o time que está na decisão contra o Mengão. O clube, inclusive, tem tentado jogar mais no Maracanã e tem sido impedido por Fla-Flu. A torcida flamenguista relembrou essa situação em provocações.
Veja a provocação
Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), a jornalista Raisa Simplicio do GOAL, que em suas redes sociais traz principalmente informações do Mais Querido, como em seu canal no YouTube, registrou uma bandeira provocativa.
“Tem provocação por aqui: “Maracanã para todos, final para poucos”, Velho Lobo, Gabigol e muito mais entre as bandeiras da torcida do Flamengo”, escreveu ela pouco antes da bola rolar no Maracanã.
A novela que já é antiga, voltou no jogo entre Nova Iguaçu e Vasco da Gama, pela semifinal do Campeonato Carioca, vai ser disputado no Maracanã. Em primeiro lugar, o confronto não seria no local sagrado, mas acabou sendo.
O Nova Iguaçu, o time mandante, solicitou à administração do Maracanã, que é gerida por um consórcio formado por Flamengo e Fluminense. Mas disse não ter recebido uma resposta. A FERJ informou oficialmente que esperou “até o limite máximo operacional” para definir o local da partida.
Administração do Maracanã
No centro da discussão está uma outra disputa: pela administração do estádio mais emblemático do país nas próximas décadas. De cada um dos lados, existe muita narrativa e acusações entre as partes.
O Vasco concorre com a dupla Fla-Flu, que têm permissão temporária, no processo licitatório que escolher um novo gestor pelos próximos 30 anos. Em outra frente está a Arena BRB, que administra o Mané Garrincha.
No jogo de ida entre Vasco e Nova Iguaçu, que terminou em empate, o Cruzmaltino foi a campo com uma camisa que levava a frase “Maracanã para todos”. Não era apenas uma provocação aos adversários.
A frase é também o nome com o qual o Vasco participa da concorrência pública.
Os adversários na semifinal se pronunciaram, por meio de notas oficiais, sobre a vontade e a dificuldade em levar a partida para o Maracanã. Um trecho do pronunciamento dizia “acreditamos ser esse o melhor para o futebol, para o Rio e para o próprio Maracanã”.