Planejamento na Vila Belmiro
Apesar de 13 contratações para a nova temporada, o Santos ainda segue ativo no mercado. A prioridade no momento – e de extrema necessidade no elenco para a temporada toda – é assinar com um goleiro.
Na virada de 2024, a gestão de Marcelo Teixeira apenas manteve o titular João Paulo na função – e olha que o goleiro aceitou reduzir seu salário. Nomes como Paulo Mazoti, Breno Sossai e Vladimir estão fora dos planos.
A realidade também era a mesma de Diógenes, mas a dificuldade em contratar um arqueiro fez a direção chamá-lo de volta. Nomes como Rafael Cabral e Tadeu foram descartados após a recusa de Cruzeiro e Goiás, respectivamente.
Campeão com o Grêmio da Libertadores de 2017, Marcelo Grohe recebeu proposta do Peixe, mas ficará na Arábia Saudita. Chegou a ligar ao técnico Fábio Carille para explicar a recusa de maneira oficial.
Opções para o Alvinegro Praiano em 2024
A bola da vez é Gabriel Brazão, emprestado pela Inter de Milão ao modesto Ternana, da Itália. A informação foi divulgada pelo próprio Fábio Carille após a vitória na estreia do Campeonato Paulista diante do Botafogo-SP.
“Pode ser o Gabriel (Brazão), sim. Vou me reunir com a comissão, principalmente com o Oscar e o Arzul (preparadores de goleiro), para a gente começar a definir um outro nome. Precisa chegar mais um goleiro, sim”, confirmou Carille à TV Santa Cecília.
Aos 23 anos, Brazão ganhou destaque nas categorias de base do Cruzeiro e no Mundial sub-17 de 2017, quando foi eleito o melhor goleiro da competição pela Seleção Brasileira.
Seu contrato de empréstimo com o clube da Série B na Itália expira em junho. Caso a negociação não se concretize na Vila Belmiro, o Peixe já tem o chamado ‘Plano B’.
Com informações da equipe do portal ‘De Olho no Peixe’, o goleiro buscado pelo Alvinegro Praiano é Helton Leite, hoje em fim de contrato no Antalyaspor, da Turquia. Ele é revelado pelo Grêmio.
Aos 33 anos, Helton foi procurado recentemente pelo Bahia e pelo Vasco, que também buscavam um arqueiro. No início de 2023, o goleiro trocou o Benfica pela ida à Turquia.
Moral com Jorge Jesus em Portugal
Helton ganhou projeção no Brasil ao defender o Botafogo, onde foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2015. Na época, ele era o reserva imediato do ídolo Jefferson.
No Benfica, em 2021, ganhou moral com o então técnico Jorge Jesus, ex-Flamengo, e obteve espaço no time titular das Águias ao lado do zagueiro Lucas Veríssimo, revelado no Santos.