Novo técnico do Glorioso esquentou:
Depois de um período buscando a melhor opção para ser seu novo treinador, o Botafogo, enfim, após muitas especulações e negociações sem sucesso, parece ter conseguido acertar o alvo e prepara um anúncio.
Conforme publicado pelo Globo Esporte, os cariocas estão por detalhes de fechar a chegada de Artur Jorge, que está no Braga, de Portugal. O gringo, de 52 anos, foi o escolhido de John Textor como substituto de Tiago Nunes, demitido há mais de um mês.
Importante destacar que Fábio Matias, que atua como interino, ainda treina a equipe até a estreia na Libertadores, contra o Junior Barranquilla, na próxima quarta-feira (29).
Quem encabeçou esse contato com o estrangeiro foi justamente o dono da SAF botafoguense, desejando ter um comandante com perfil de liderança e um treinador de conteúdo ofensivo.
Gringo fez a carreira quase toda no Braga:
O provável novo treinador do Glorioso começou no sub-19 do Braga em 2019, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal.
Porém, cerca de 4 anos depois, retornou ao seu ex-clube, desta vez para comandar a equipe sub-15, em 2017, onde foi subindo até chegar de vez ao profissional em 2022.
Na temporada de 2023/24, o português disputou 45 jogos, vencendo 26 deles. Seu único título como técnico foi a Taça da Liga, justamente nesta atual temporada.
Vale lembrar que o espanhol Quique Setién e o português Pedro Martins também foram cogitados, mas Artur Jorge levou a melhor na disputa, tanto que os cariocas aceitaram pagar sua multa contratual.
Expectativa é de uma resposta rápida:
Mesmo que o Braga esteja na quarta colocação do Campeonato Português e viva um bom momento na temporada, o comandante acabou enxergando com bons olhos uma transferência ao Botafogo, visando elevar o nível em sua carreira.
De qualquer forma, a pressão deve ser muito grande logo de início, haja vista que, desde a saída de Luis Castro, nenhuma opção escolhida deu conta do recado, gerando um desconforto interno e dos torcedores.
A derrocada no Campeonato Brasileiro de 2023 ainda não é esquecida, mas a intenção é justamente aprender com os erros e não cometê-los novamente, ainda mais que 2024 terá um calendário mais recheado.
Recentemente, depois de ter sido demitido em General Severiano após vários resultados aquém do que era esperado, Tiago Nunes acertou sua ida ao Universidad Católica, do Chile.