Augusto Melo ouve sugestão do Marcelo Teixeira para rebaixamentos
Augusto Melo, Presidente do Corinthians, recebeu uma ligação inusitada para o que pode ser uma grande mudança no futebol brasileiro nos próximos anos. Isso porque, o mandatário recebeu a ideia de reduzir o número de rebaixados no Brasileirão Betano.
Presidente do Santos, Marcelo Teixeira, ligou para o presidente do Corinthians, Augusto Melo, e outros mandatários de rivais paulistas para discutir a diminuição do número de equipes rebaixadas na Série A do Brasileirão.
São Paulo também teria aceitado mudar
Marcelo relatou que Augusto foi favorável a decisão, em conversa com o GE. Além disso, ele afirmou que o presidente Casares do rival São Paulo também se mostrou muito bem adepto à situação ser modificada.
“Com o Corinthians e São Paulo eu conversei, a adesão foi imediata. Estou apenas abordando aqui algo que seja possível. Mas quatro clubes hoje descendo do Campeonato Brasileiro é algo de um critério bem ingrato, muito injusto com a tradição e a história dos grandes clubes do futebol brasileiro”, concluiu.
Como funciona atualmente o modelo de rebaixamento?
No modelo atual do Brasileirão, os quatro piores colocados são rebaixados para a Série B. Em 2023, inclusive, o Santos caiu de divisão ficando na 17ª posição da tabela com 43 pontos na época.
Alguns clubes têm defendido que apenas três clubes sejam rebaixados no Brasileirão. O modelo é adotado na Inglaterra, na Itália e na Espanha, enquanto a Alemanha e a França.
Nesses locais, os torneios são disputados por 18 times. Além disso, promovem um confronto entre a equipe que ficar na 16ª posição e o terceiro colocado de suas respectivas segundas divisões.