Criciúma é uma das equipes da Série A que tem vantagem diante do Galo
Nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), a segunda rodada do Campeonato Brasileiro reserva um confronto inédito para o novo estádio do Atlético-MG em Belo Horizonte.
A Arena MRV receberá o confronto entre Atlético-MG e Criciúma, com a primeira vez do Tigre fora de casa na edição de 2024 do campeonato, e a primeira vez do time catarinense na nova casa atleticana.
O Atlético-MG estreou no campeonato com um polêmico empate fora de casa sem gols diante do Corinthians, em que o time treinado por Gabriel Milito reclamou muito da arbitragem.
O Criciúma foi outra equipe que estreou com empate, embora tenha sido em casa, diante do Juventude, por 1 a 1. Agora, na primeira partida fora de casa no campeonato, enfrenta uma equipe na qual o Tigre tem vantagem.
Criciúma tem vantagem diante do Atlético-MG nos confrontos diretos
No confronto direto entre o Galo e o Tigre, é o Criciúma que tem vantagem: entre jogos na Copa do Brasil e na Série A do Brasileirão, foram 21 duelos, com 10 vitórias criciumenses, 6 empates e apenas 5 vitórias atleticanas.
Isso faz do Atlético-MG uma das 2 equipes da Série A em que o Criciúma tem vantagem no confronto direto, sendo a outra o Red Bull Bragantino, e tendo igualdade com o Fortaleza.
Por outro lado, o Criciúma é uma das 8 equipes da Série A deste ano que o Atlético-MG tem desvantagem nos confrontos diretos, ao lado de clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Vasco, Botafogo e Internacional.
O fato acontece principalmente por conta dos confrontos realizados na cidade catarinense, onde o Tigre se acostumou a vencer no estádio Heriberto Hulse, onde o Galo só venceu uma vez na história. Mas, sendo os duelos realizados em Belo Horizonte, a situação muda.
Apesar da vantagem histórica, Criciúma só venceu 2 vezes em BH
Se algo consola os atleticanos é que o Criciúma venceu poucas vezes nos confrontos diretos realizados em Belo Horizonte, sendo apenas uma, em 1988, pelo Campeonato Brasileiro, com uma vitória catarinense por 1 a 0 diante do Galo no Mineirão.
Mas, porém, o Criciúma não vence em Belo Horizonte desde a partida de oitavas de final no Independência da Copa do Brasil de 1991, em que no caminho do maior título da história do Tigre, os catarinenses venceram por 1 a 0 o Galo.
No total, foram 10 jogos com mando atleticano, com 4 vitórias do Atlético-MG, 4 empates e 2 vitórias do Tigre. Porém, os mineiros venceram apenas 1 dos últimos 4 duelos diretos entre os dois em casa.
Um retrospecto incômodo, que faz com que o time de Gabriel Milito entre sob total alerta para que o Atlético-MG não sofra com a equipe tricolor, um histórico carrasco dos alvinegros.