Entenda a situação de Robinho
O atacante Robinho foi preso no dia 21 de março após votação do STJ que permitia que o jogador cumprisse os 9 anos de prisão no Brasil. Vale lembrar que o Robson estava isolado dos outros detentos durante 10 dias em uma cela de oito metros quadrados.
A partir desta segunda-feira o atacante dividirá a cela com outro detento e poderá receber visitas de amigos e familiares aos fins de semana. Além disso, a tendência é que o ex-jogador siga em regimente fechado.
Vale lembrar que a defesa do ex-Santos tentou usar uma liminar para deixar Robinho seguir em liberdade. Porém, não foi aprovado, fazendo que atleta cumpra a prisão por estupro no Brasil como definiu o STJ no fim do mês passado.
O ex- Real Madrid está em um presídio que abrigou detentos conhecidos nacionalmente, mas no meio do futebol Edinho ficou detido após ser acusado de lavagem de dinheiro. Nesse sentido, Robinho é o segundo jogador de futebol a ficar no presídio.
Desdobramentos do caso
Robinho foi condenado a 9 anos de prisão na Itália por cometer estupro coletivo com uma jovem albanesa na boate Sio Café. Na ocasião, o jogador estava com um grupo de amigos vindos do Brasil.
Com passar das horas, 5 amigos e Robinho tiveram relações sexuais com a jovem que estava embriagada. Além disso, foram coletados vários depoimentos para saber se o jogador estava envolvido, mas o que foi determinante para a condenação foram as escutas.
O ex- Manchester City teve o carro grampeado e o celular dos envolvidos estavam sendo rastreados pela justiça italiana que conseguiu provas que o atacante teria tido relação sexual com a Jovem na boate.
Em janeiro de 2022, a justiça italiana definiu a sentença definitiva do caso, a partir daí pediu que o jogador cumprisse pena em solo brasileiro. Mas não poderia acontecer porque a lei brasileira diz que nenhum brasileiro pode ser extraditado.
Por fim, o STJ acolheu o pedido do Ministério da Justiça da Itália que pedia que o atleta cumprisse a pena em solo brasileiro com os mesmos efeitos. Porém, a decisão foi proferida apenas no dia 21 de março.
Atacante deve cumprir apenas 3 anos e meio da pena em regime fechado
Robinho cumprirá 3 anos e meio em regime fechado e irá passar para o regime semiaberto. Segundo, a lei o condenado em caso de estupro deve cumprir 40% da pena em regime fechado.
Para que a liberação ocorra, o atacante tem de demonstrar bom comportamento e fazer atividades internas como estudo e trabalho durante o período de 3 anos e meio. Além disso, o diretor da instituição de comprovar que Robinho está cumprindo todas as normas.
Por fim, o atacante seguirá cumprindo pena no Brasil devido os desdobramentos do estupro coletivo que aconteceu na Sio Café em 2013.