Testes de António Oliveira
O técnico do Corinthians, António Oliveira, tem aproveitado esse período de treinamentos para fazer algumas avaliações no seu elenco visando as outras competições para o restante da temporada.
O português tem observado de perto os jogadores mais experientes e também os que foram revelados nas categorias de base. Principalmente os jovens que foram destaques em janeiro na campanha de mais um título na Copinha.
O Corinthians conquistou o 11º título da Copinha de sua história, ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, na Neo Química Arena, em uma decisão diante de grande público na casa alvinegra. O Timão se isolou ainda mais como o maior campeão do principal torneio de base do país.
Sete jogadores estouraram a idade para atuar nas categorias de base. Enquanto Arthur Sousa, Ryan e João Pedro Tchoca foram ao profissional do Corinthians, quatro acabaram ficando para trás. Higor, Cauan da Mata, Abimael e Gustavo Martinelli.
Situação de Higor
Higor foi um dos melhores jogadores do Corinthians na conquista da Copinha. Existia a expectativa do atleta acumular alguns minutos nas partidas do Paulistão, mas o momento abaixo e o desespero por pontos minou o atleta.
O jogador é mais velho e ficou fora da lista dos inscritos para o estadual. Agora vive indefinição quanto ao futuro. O atacante Higor foi vice-artilheiro da equipe na competição com quatro gols, mas não convenceu.
O clube buscou um empréstimo para o atacante. Sem sucesso, o jogador seguirá treinando separado até a janela reabrir, em julho. A tendência é de que ele consiga uma equipe de divisões inferiores para continuar jogando ou quem sabe, ir para Europa.
Ele possui contrato até 31 de dezembro. Higor foi liberado para procurar outro clube por empréstimo. Se aparecerem interessados, o jogador pode renovar o contrato com o Timão antes de ser liberado. Houve estranhamento por parte da equipe de Higor com a situação ocorrida após a Copinha.
Os outros três
Abimael, atacante, e Cauan da Mata, lateral-direito, vinham atuando com Danilo no Sub-20, mas perderam espaço ao longo de 2023 e não foram inscritos para a Copinha deste ano.
O primeiro possui contrato até maio e o vínculo não será renovado. Abimael somente aguarda o fim do seu vínculo para ficar livre no mercado e encontrar um novo destino. Se pintar algo em abril, ele será liberado.
Já em relação ao lateral-direito a situação é mais delicada: ele possui acordo até março de 2025, e ainda não há uma definição. O último caso é de Gustavo Martinelli. O goleiro foi contrato em fevereiro de 2023, assinando até janeiro de 2025. Sequer estreou.