Segundo apuração do Blog do Rafael Reis, da Uol, não há planos para renovação de contrato entre o clube e Oscar. Não é da vontade do atleta permanecer por lá, já que teria de se adequar à nova realidade chinesa, com um teto salarial de 3 milhões de euros por ano. O seu salário é de 24 milhões.
Oscar foi contratado pelo Shanghai em 2017, época em que a liga tentava se impôr financeiramente para se desenvolver. Na época, o clube conseguiu tirar o meia no auge, titular habitual do também milionário Chelsea. Uma contratação para mostrar força no mercado. O projeto chinês, como sabemos, acabou por ruir depois.
Durante o período na China, Oscar flertou em diversos momentos com um retorno ao futebol brasileiro. A última foi em 2022, quando a transferência para o Flamengo chegou a ser dada como certa pelo famoso jornalista Fabrizio Romano, especializado em mercado. O negócio, que seria por empréstimo, acabou por não se concretizar.
Ao fim de seu milionário contrato com o Shanghai, Oscar terá inevitavelmente de se ajustar a uma nova realidade salarial. Um fator que pode tornar seu retorno em definitivo ao Brasil uma realidade.
Na China, Oscar venceu o campeonato local por duas vezes em sete anos. Foram 206 jogos, 60 gols e 81 assistências no período.