Viña antes do Flamengo
Nesta quarta-feira (24), o Sassuolo anunciou a rescisão contratual de Matías Viña. Dessa forma, o jogador retorna a Roma, onde será negociado com o Flamengo. O defensor é a 2ª contratação para 2024.
Antes de assinar com o Flamengo, o principal destaque de Viña foi no Palmeiras, onde ficou conhecido. Por conta do desempenho, o lateral-esquerdo iniciou a trajetória no futebol europeu. Contudo, não rendeu o esperado.
Em agosto de 2021, a Roma pagou cerca de 13 milhões de euros para assinar com Matías Viña. Na temporada 2021/22, o uruguaio disputou 37 jogos, sendo titular em 21 oportunidades.
Tudo mudou na temporada 2022/23. Na primeira parte da época, o lateral-esquerdo disputou apenas sete jogos, sendo quatro pela UEFA Europa League, competição que Mourinho, no início, preferiu utilizar os reservas.
Oportunidade no futebol inglês
Após perder espaço no elenco, a Roma decidiu emprestar o atleta para o Bournemouth, da Inglaterra. A expectativa era jogar com frequência, ser titular no clube inglês.
Em seis meses, Matías Viña atuou em 12 oportunidades (cinco entre os titulares) e marcou dois gols. Com o fim da temporada, o Bournemouth devolveu o jogador, decidiu não comprar o uruguaio.
Ainda com José Mourinho no cargo de treinador, a Roma negociou Viña com o Sassuolo, também por empréstimo. No início da época 2023/24, o lateral-esquerdo começou entre os titulares.
Entretanto, sem dezembro, Matías sofreu uma lesão no joelho, perdeu espaço. Em contrapartida, o Flamengo aproveitou a oportunidade para trazer o atleta de volta ao Brasil.
Flamengo reforça a lateral-esquerda
Neste início de temporada, Tite aproveitou para definir os jogadores que farão parte do elenco para o ano de 2024. Dessa forma, na lateral-direita, Varela e Wesley foram os escolhidos pelo treinador.
Na lateral-esquerda, com a aposentadoria de Filipe Luís, a diretoria do Flamengo decidiu, na atual janela de transferência, reforçar a posição. A princípio, Juninho Capixaba era um dos atletas que interessava ao Mengão.
O Flamengo já viu dificuldades para negociar com Léo Ortiz, que também atua pelo RB Bragantino. Com isso, a equipe carioca decidiu apostar todas as fichas no uruguaio.
A confirmação da chegada será feita nos próximos dias. O atual elenco do Flamengo contará com quatro atletas que nasceram no Uruguai. Além do defensor, De La Cruz, De Arrascaeta e Varela.