Thiago Almada bate recorde em Paris 2024
Thiago Almada, autor do primeiro gol da Argentina na vitória por 3 a 1 sobre o Iraque neste sábado, quebrou um jejum de 28 anos nas Olimpíadas. O torneio começou com um susto.
O meia do Botafogo se tornou o primeiro jogador campeão do mundo a marcar no torneio de futebol masculino olímpico desde Bebeto e Ronaldo, em Atlanta, 1996.
Desde então, em edições como Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021, nenhum campeão mundial havia balançado as redes, embora alguns, como Ronaldinho Gaúcho em Pequim 2008, tenham participado.
Bebeto e Ronaldo já marcaram em Olimpíadas
Bebeto, titular da Seleção Brasileira no Tetra em 1994, foi o artilheiro das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, com seis gols. Ronaldo Fenômeno, que não entrou em campo na sua primeira Copa do Mundo, marcou cinco gols na campanha da medalha de bronze nas mesmas Olimpíadas.
Almada jogou apenas seis minutos na campanha vitoriosa da Argentina na Copa do Mundo de 2022, no Catar, na vitória por 2 a 0 contra a Polônia. Agora, em Paris, ele veste a camisa 10 e é titular da equipe comandada por Javier Mascherano.
Além de Almada, a seleção olímpica argentina conta com outros dois campeões mundiais: o zagueiro Otamendi e o atacante Julián Álvarez, que marcou quatro gols no Mundial do Catar, mas ainda não balançou as redes nos Jogos Olímpicos de 2024.
Argentina nas Olimpíadas
Com a vitória sobre o Iraque, a Argentina se mantém viva no Grupo B das Olimpíadas. Ainda neste sábado, Marrocos, que venceu os argentinos na estreia, enfrenta a Ucrânia.
Na última rodada, os argentinos jogarão contra os ucranianos, na terça-feira, às 12h (de Brasília), em Lyon. O Sportv transmitirá a partida.