As camadas 2s têm sido uma grande história de sucesso em blockchain. Eles reduziram o congestionamento no Ethereum Mainnet, diminuindo as taxas de gás enquanto preservam a segurança.
Mas talvez eles tenham se tornado muito muito -sucedidos, atraindo atividades da prisão e receita de taxas dos pais que os geraram? Pelo menos é o que alguns estão sugerindo ultimamente, mais recentemente na Conferência Blockchain da Cornell Tech no final de abril.
De indumento, alguns acham que o Ethereum deve ser um pouco mais ganancioso, ou pelo menos lutar mais por uma segmento maior da torta de receita, principalmente as taxas de sequenciamento.
“As pessoas da Instauração Ethereum (a organização sem fins lucrativos que apóiam o ecossistema Ethereum) dirão que ‘sim, nós se esforçamos por ser muito Tower Ivory’. Ouvi isso várias vezes ”, disse David Hoffman, proprietário da Bankless, durante um pintura de discussão no Evento de Tecnologia de Cornell em Novidade York em 25 de abril.
Em outros lugares, Hoffman tem instado Ethereum para fazer um “pivô estratégico”, observando que o envolvente criptográfico mudou nos últimos anos. O Ethereum não tem mais o “luxo de ser um projeto de pesquisa de silêncio … explorado por sua competição”.
Os L2s estão colhendo milhões de dólares em taxas de ordem de transação (às vezes chamadas de taxas de seqüenciamento), mas nenhuma dessas receitas está sendo repassada ao Ethereum, de harmonia com James Beck, director de incremento nos laboratórios da ENS e outro orador da conferência da cidade de Novidade York. Beck disse a Cointelegraph:
Portanto, essa categoria cultural de podcasters e pesquisadores está dizendo: ‘Muito, o preço da ETH está caindo em confrontação com esses outros tokens. O que fazemos para tornar o Ethereum mais poderoso?
Em suma, o Ethereum é uma categoria de verificação neutra, mas a rede principal do Ethereum não está sendo razoavelmente compensada pelo trabalho que está fazendo. L2s centralizados L2s, uma vez que base, otimismo e arbitro, estão reunindo as taxas lucrativas de sequenciamento, enquanto desfruta das garantias de segurança e lactividade da rede principal do Ethereum a um dispêndio econômico relativamente pouco.
L2S subiu em seguida a atualização do Dencun
L2 Rollups são uma inovação recente; Eles surgiram somente em 2023. A idéia era reduzir as taxas de congestionamento e gás da prisão, movendo o processamento da transação do blockchain principal (categoria 1) para separar cadeias que estão no topo da rede principal (L2S). Mas o processamento de transações é sem incerteza a segmento mais lucrativa do jogo de receita, mormente quando os usuários optam por remunerar taxas prioritárias para processar seus pedidos mais rapidamente.
O compartilhamento de taxas raramente era um grande problema antes da atualização do Dencun de março de 2024, que introduziu transações de blob para ajudar a escalar a categoria 2s. Os BLOBs reduziram significativamente o dispêndio de L2s publicar dados no Ethereum, permitindo que eles operem de maneira mais lucrativa, disse Tanay Ved, exegeta do pesquisador da Coinmetrics nesta semana.
Desde portanto, a demanda do usuário do L2 aumentou, mormente na base, o L2 lançado pela Coinbase em agosto de 2023 no Ethereum Mainnet.
Uma vez que ved observado Em um blog de 8 de abril, a Base obteve um totalidade de ~ US $ 98 milhões em receita com taxas de transação de usuários (incluindo taxas básicas e prioritárias), “enquanto paga somente ~ US $ 4,9 milhões à categoria base do Ethereum, resultando em um lucro totalidade estimado de US $ 94 milhões desde a atualização do Dencun”.
Ved adicionado:
Essa dinâmica levou a muitos questionamentos se as camadas-2 são líquidas positivas para o Ethereum ou se são ‘extrativas.
Resposta da base
Questionado sobre taxas, um porta -voz da base disse ao Cointelegraph: “Hoje, a base já paga taxas do Ethereum por todas as transações da base. Todas as transações são liquidadas no Ethereum e, até agora, a base pagou o Ethereum a mais de US $ 20 milhões em taxas de liquidação desde o início da base.” Pode -se ver essas taxas em Terminal de token Sob “Dispêndio da Receita”, acrescentou o porta -voz.
“No universal, a base torna a obtenção de alojar mais atingível com transações rápidas e baratas e ajuda a aumentar o ecossistema Ethereum, integrando mais usuários, construtores, aplicativos e ativos, todos transativos na ETH e impulsionando a demanda”, disse o porta -voz.
Relacionado: As instituições terminam com o Ethereum, mas mantenha a ETH no gancho
No entanto, em muitos, se não na maioria dos meses, as taxas gerais da base são aproximadamente 10 vezes o valor pago ao Ethereum para se estabelecer negociações, de harmonia com o vistoria da base referenciada prova financeira. Em abril, por exemplo, o mês mais recente, a base colheu US $ 3,7 milhões em taxas, mas somente US $ 305.000 foram entregues ao Ethereum uma vez que taxas de liquidação – murado de 8% do totalidade de taxas.
Ainda assim, talvez as coisas não sejam tão terríveis. Mesmo que as taxas estejam fora de ordem agora, o desequilíbrio pode não perseverar, outros advertem. O Ethereum Hard Forks, uma vez que o Pectra, que foi lançado ontem (7 de maio), e Fusaka, programado para o final de 2025, aumentará a taxa de transferência do BLOB. “Isso significa que os L2s poderão publicar mais bolhas, potencialmente impulsionando taxas totais mais altas de blob na Maintnet”, disse Ved ao Cointelegraph.
O Ethereum já está sempre atingindo o orientação atual do blob de três por conjunto, uma vez que mostra o gráfico inferior. “O Pectra aumentará isso para seis blobs por conjunto – com um sumo de nove – criando espaço para maior tomada de taxas uma vez que escalas de atividade L2”, acrescentou Ved.
Os “rollups baseados” são a resposta?
Alguns pesquisadores do Ethereum, podcasters – e até L2s – estão se inclinando para os “roluss baseados” uma vez que uma maneira mais permanente de emendar o problema da taxa e fornecer uma melhor segurança na barganha. Cá, a ordem da transação (ou seja, sequenciamento) seria feita na rede principal, não em L2s.
Os seqüenciadores usados pelo otimismo, arbitro, base e outros são mais propensos a hostilizar ou fracassar, já que eles são centralizados, com um único ponto de lacuna, dizem alguns pesquisadores. Polygon’s Jarrod Ward escreve:
Se um sequenciador concentrado diminuir, o Rollp para efetivamente para fazer seu trabalho completamente. Ele para de mourejar com as transações dos usuários no L2 e também para de enviar dados em lote de volta ao Ethereum.
“Os seqüenciadores da categoria 2 tornaram-se perigosamente centralizados,” adicionado Tom Ongo, líder executivo da Metis-um blockchain Ethereum Cayer-2.
O hack de US $ 2,6 milhões em junho de junho de linear de blockchain da categoria Ethereum voltou para a ONG e outros a relevância da descentralização e os perigos dos seqüenciadores centralizados.
Relacionado: ‘Vitalik: uma história do Ethereum’ é menos sobre criptografia e mais sobre ser humano
Vários L2s de rolo fundamentado foram lançados no ano pretérito. Taiko Alethia, a primeira e maior, foi lançada em maio de 2024. Um ano depois, tinha US $ 148,3 milhões em valor totalidade guardado – Classificação em 14º na lista de L2s da L2Beat, embora muito detrás de US $ 12,06 bilhões da Líder Base.
Speedwise, o Taiko estava calculando uma média de 20,3 operações de usuário por segundo (UOPS) em 7 de maio, muito longe dos 86,3 UOPs da base, mas em pé de paridade com o arbitro um (21,6 UOPS) e significativamente melhor que o do otimismo (10,3 UOPS).
Um imposto sobre L2s?
Outra idéia flutuou na comunidade Ethereum está impondo uma espécie de imposto sobre os L2s. Mas fazer isso pode ter algumas consequências não intencionais, de harmonia com Ved. Isso poderia tornar os L2s menos competitivos. Também corre o risco de “vazamento de atividade para a categoria 1 concorrente fora do ecossistema Ethereum”. A atividade que flui para a base hoje pode fluir para Solana ou outros L1s, disse Ved.
Também poderia ter questões filosóficas, era o Ethereum para estabelecer uma sobretaxa em seus L2s. Ved observou:
Um imposto pode ser visto uma vez que contrário ao ethos de descentralização de Ethereum, que optaria por forças orientadas pelo mercado, em vez de infligir um imposto.
De um modo universal, a Instauração Ethereum parece estar priorizando o incremento a longo prazo em relação à receita de pequeno prazo, explicou Ved. Propostas uma vez que EIP-7762porém, o que eleva a taxa básica mínima de blob para açodar a invenção de preços durante os surtos da demanda, pode gerar mais receita de taxa à Ethereum Mainnet, tendo um efeito uma vez que um imposto.
Pressão social?
De harmonia com o Beck, da ENS Labs, pode levar alguma pressão social para que os principais L2s centralizados desistam voluntariamente de suas taxas de sequenciamento. Outros L2s uma vez que Linea podem precisar intervir e manifestar aos L2s centralizados um tanto uma vez que: “Olha, vocês têm esses riscos inerentes a um design mais concentrado, e cá está a chance de assar (o processamento da ordem) no Ethereum, que é mais descentralizado”.
Nesse sentido, a ENS participou de um workshop de três dias no Reino Uno em janeiro, com pesquisadores e desenvolvedores líderes de entidades uma vez que Linea, Status, Openzeppelin, Titan, Spire Labs e Ethereum Foundation. A tarefa imediata foi uma vez que fabricar infraestrutura escalável e descentralizada para o Namechain da ENS Labs, mas também para reunir várias equipes do Ethereum Ecossystem para resolver colaborativamente os desafios de interoperabilidade L2 com rollups baseados.
Nem sempre é fácil fazer as coisas em uma entidade plana (não hierárquica) e com várias vozes uma vez que o Ethereum, reconhece Beck. “O Ethereum é um ecossistema descentralizado. Você não pode colocar todos na mesma página de uma só vez.” Mas uma colaboração uma vez que a recente que ocorreu no Reino Uno é um prelúdios.
O painelista da Cornell Tech Conference Hoffman expressou alguma crédito de que o Ethereum poderia remoinhar e “transformar a categoria 1 em um rollup” com velocidades de processamento comparáveis aos L2s de hoje.
Uma vez que observado, Hoffman criticou a Instauração Ethereum por ser muito isolar e acadêmica, mas vê sinais de que as coisas podem estar mudando agora, escrita recentemente:
A nomeação dos diretores co-executivos Tomasz Stańczak e Hsiao-Wei Wang marca uma novidade era de responsabilidade, direção e coesão interna.
“Estou me sentindo otimista”, acrescentou Beck. “O Ethereum ainda tem o maior número de ativos bloqueados para defi; os mais estábulos estão no Ethereum. O BlackRock tem um fundo que está se estabelecendo no Ethereum”.
Em outras palavras, o Ethereum ainda está muito posicionado para fornecer a infraestrutura para a “rede de redes”-ou seja, a rede de bloqueios públicos e públicos multitudinosa de que muitos esperam ser o horizonte da tecnologia.
Revista: 12 minutos de tensão para morder as unhas quando o Pectra Fork do Ethereum vai ao vivo