Valores da negociação são revelados
Nesta terça-feira (26), o Fortaleza anunciou que comprou o zagueiro argentino Tomás Cardona, que estava no Defensa y Justicia, da Argentina. O defensor de 28 anos assinou até dezembro de 2026 com o Leão.
De acordo com informações divulgadas pelo Fortaleza, a diretoria do time do Pici vai pagar 625 mil dólares ao Defensa y Justicia e ainda tem a possibilidade de pagar 200 mil dólares por metas atingidas.
Tomás Cardona foi revelado pelo San Lorenzo, da Argentina, e nos últimos anos defendeu o time do Defensa. Por uma temporada, ele atuou no Las Palmas, da Espanha, a sua única experiência na Europa.
Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, comunicou que a contratação de Cardona foi um pedido do treinador Juan Pablo Vojvoda, que recebeu uma oferta do São Paulo, mas preferiu seguir no Leão.
Marcelo Paz comemora acerto com zagueiro
“Um zagueiro canhoto, conforme o Vojvoda pediu. Um jogador que o professor conhece bem e que era capitão do Defensa y Justicia, tendo liderança e com experiência internacional”, disse Marcelo Paz ao site oficial do Fortaleza.
“Se mostrou disponível e a vontade de estar conosco, isso nós consideramos muito, além da análise técnica e da necessidade do clube. Tudo isso encaixou muito bem”, completou o CEO do Fortaleza no site do clube.
Nas últimas três temporadas pelo Defensa y Justicia, Tomás Cardona fez 71 jogos e foi peça chave da equipe. Ele tem experiência em competições internacionais, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
No Fortaleza, Cardona vai disputar posição com nomes como Titi e Marcelo Benevenuto, que terminaram 2023 como titulares da defesa do Leão. Outras alternativas na zaga são Emanuel Brítez e Tobias.
Fortaleza acerta venda de volante
O Clube do Pici vendeu o volante Caio Alexandre ao Bahia por R$ 24,3 milhões e ficou com 60% da transferência, segundo informou o Globo Esporte. O jogador foi um dos destaques do time de Vojvoda em 2023.
Em compensação, o Leão acertou a chegada do goleiro Santos, que estava no Flamengo e assinou com o Clube do Pici até 2026. O arqueiro foi titular no Rubro-Negro Carioca em 2022 e virou reserva no ano passado.
Após ser vice-campeão da Copa Sul-Americana em 2023, o Fortaleza vai voltar a disputar o torneio no ano que vem e, desta vez, quer ficar com o título. Por isso, o Leão vem se reforçando no mercado da bola.
Mas antes de pensar na disputa da Sul-Americana, o primeiro compromisso do Clube do Pici em 2024 vai contra o Horizonte, no sábado (20), na Arena Castelão, pela primeira rodada do Campeonato Cearense. O time de Vojvoda é o atua pentacampeão do Estadual.