A emprego da lei européia em janeiro prendeu 17 suspeitos de um “banco da MAFIA Crypto”, que se diz lavar mais de 21 milhões de euros (US $ 23,5 milhões) em criptografia para entidades criminais na China e no Oriente Médio.
Os serviços de lavagem de moeda foram supostamente realizados em nome de outras redes criminais envolvidas no contrabando de migrantes e no tráfico de drogas, na Europol disse em uma enunciação de 14 de maio.
Autoridades espanholas disse A organização criminosa administrava um sistema secreto de transferência de moeda chamado Hawala e era frequentemente compensado em criptografia.
Um totalidade de 17 indivíduos foram presos – 15 na Espanha, um na Áustria e outro na Bélgica – enquanto 4,5 milhões de euros (US $ 5 milhões) em itens foram apreendidos, incluindo moeda, criptografia, 18 veículos, quatro espingardas e vários dispositivos eletrônicos.
Dos 4,5 milhões de euros, 183.000 euros (US $ 205.000) vieram porquê criptografia. Outros 421.000 euros (US $ 471.000) em moeda foram apreendidos em 77 contas bancárias vinculadas à organização criminosa, que uma loja de notícias espanhola descrito Uma vez que um “banco da MAFIA Crypto”.
Sacos de luxo, relógios e até charutos no valor de 876.000 euros (US $ 980.000) também foram apreendidos, disseram autoridades espanholas.
As prisões e apreensões de ativos ocorreram em janeiro de 2025, em toda a Espanha, Áustria e Bélgica, disse a Europol. Mais de 250 policiais estavam envolvidos, acrescentaram as autoridades espanholas.
A maioria dos presos já foi detida
Dos 17 presos, 15 já foram presos porquê supostos autores dos crimes ligados à organização.
A maioria dos presos era de nacionalidade chinesa e síria, visando clientes na China e no mundo criminoso de língua mouro.
Relacionado: A filha do CEO da Crypto Exchange luta com seqüestradores de bronze em Paris
A organização criminosa tentou encobrir suas atividades de lavagem de moeda, operando um negócio de remessa e até anunciou esses serviços nas mídias sociais.
A investigação foi liderada por um tribunal em Almería, Espanha, que apoiou os esforços da Europol para coordenar as autoridades espanholas e belgas para desmontar a organização criminosa.
A Blockchain Forensics Firm Chaalalysis estima que as transações de criptografia ilícitas totalizaram US $ 51,3 bilhões em 2024, marcando um aumento de 11,3% ano a ano.
Revista: Coin Red Bandles, da estrela pornô japonesa, as corridas L2 ligadas ao Alibaba a 100k TPS