Cointelegraph Bitcoin & Ethereum Blockchain News

O que é RISC-V?

O RISC-V, pronunciado “Risk Five”, é uma arquitetura moderna do conjunto de instruções de código desobstruído (ISA) com base nos princípios de computador de conjunto de instruções reduzidos (RISC). Em termos simples, é porquê um projecto que define um conjunto de instruções que um processador pode executar.

O RISC-V foi projetado para ser altamente modular, eficiente e maleável. Originalmente desenvolvido pela Universidade da Califórnia em 2010, a estrutura de código desobstruído oferece aos desenvolvedores a flexibilidade de harmonizar seus casos de funcionalidade e uso, além de forrar custos em confrontação aos ISAs proprietários porquê ARM ou x86. Isso oferece uma ampla gama de usos, de supercomputadores a smartphones e agora blockchains porquê o Ethereum.

Em 20 de abril de 2025, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, revelou uma novidade graduação “radical” proposta Para substituir a máquina virtual Ethereum (EVM) pela arquitetura do conjunto de instruções RISC-V, com o objetivo de aumentar a velocidade e a eficiência da categoria de realização da rede. A idéia é que o RISC-V é a melhor maneira de resolver as restrições de escalabilidade da blockchain.

“O objetivo é melhorar bastante a eficiência da categoria de realização do Ethereum, resolvendo um dos gargalos primários de graduação e também pode melhorar bastante a simplicidade da categoria de realização – na verdade, é talvez a única maneira de fazê -lo.

A idéia: substitua o EVM pelo RISC-V porquê a linguagem da máquina virtual em que os contratos inteligentes são escritos ”. disse Buterin.

O Ethereum continua a enfrentar altas taxas de transação e reduzindo o volume de transações à medida que os usuários mudam para a categoria 2s para transações mais baratas e rápidas. Isso se alinha com a estratégia de graduação do Ethereum depois a mérge (2022). A idéia de Buterin de remodelar a enxovia é vista porquê uma chance de modernizar e manter seu domínio porquê uma plataforma de contratação inteligente.

Você sabia? A categoria de realização da Ethereum se tornou seu principal gargalo de escalabilidade. O processamento ineficiente de contratos e transações inteligentes devido à realização de thread única, design computacional esbanjado e gerenciamento de estado multíplice está causando congestionamento da rede.

Porquê o RISC-V funcionaria no Ethereum?

Aditar RISC-V ao Ethereum ainda é unicamente uma proposta discutida pela comunidade e pela governança de rede. Buterin descreve várias abordagens para implementar a proposta, incluindo a realização de duas máquinas virtuais (VMs) ou uma chave completa para o RISC-V.

A primeira idéia para suportar VMs permitiria que os contratos fossem escritos e executados no padrão EVM existente ou no RISC-V. Ambos os tipos de contrato teriam chegada a funcionalidades porquê armazenamento persistente, mantendo saldos de éter (ETH) e fazendo e recebendo chamadas. Ou por outra, o contrato pode se integrar para que eles possam se invocar.

Uma abordagem selecção, descrita porquê “mais radical”, modificaria o protocolo para transformar contratos de EVM existentes. Isso exigiria a reescrita de contratos atuais para interagir com um tradutor de EVM, enquanto novos contratos seriam escritos diretamente no RISC-V.

Um grande duelo para uma mudança tão drástica é evitar quebrar aplicativos descentralizados existentes (DAPPs) e contratos inteligentes. O Ethereum não pode percorrer o risco de quebrar os contratos existentes escritos no código EVM atual. Uma solução de transição pode envolver o uso de um tradutor – essencialmente uma categoria de tradução entre diferentes linguagens de computação. Isso permitiria que os desenvolvedores começassem a edificar com o RISC-V, garantindo que os contratos Legacy EVM continuem a funcionar sem interrupção.

Você sabia? Em 2022, o Ethereum deu um salto adiante em sua eficiência energética e proporcionou mais escalabilidade, segurança e sustentabilidade. Em um processo chamado de “a mesclagem”, a enxovia mudou de um mecanismo de consenso de prova de trabalho (POW) para a prova de participação (POS). Isso envolveu a fusão do Ethereum MainNet com um blockchain de POS separado chamado Chain Beacon.

Principais benefícios do RISC-V vs. EVM

Se o RISC-V provocar uma grande mudança na arquitetura Ethereum, quais serão os benefícios de fazer essa mudança? A longo prazo, o RISC-V melhoraria o desempenho e o processamento dos contratos inteligentes da Ethereum.

Segundo Buterin, a novidade arquitetura poderia teoricamente fornecer ganhos de eficiência de 100x; Na verdade, esse número será difícil de depreender, mas os ganhos ainda seriam significativos. Os ganhos de eficiência estão vinculados à adequação do RISC-V para sistemas de prova zero-conhecimento (ZK) e realização universal do contrato inteligente, pois elimina a sobrecarga do EVM.

Trata-se menos de substituir o EVM completamente e mais sobre o uso do RISC-V porquê um back-end para o ZKEVM ou o ZK Rollups similares, onde os custos de comprovação dominam. As melhorias de escalabilidade viriam em grande secção da realização de descarga para rollups ZK, com o RISC-V otimizando o processo de prova.

Os contratos inteligentes do RISC-V podem percorrer mais rápido e usar menos recursos computacionais. Esse aumento da eficiência provavelmente se traduziria em taxas de gás mais baixas para os usuários finais. No processo, também permitiria que a rede lide com mais usuários e transações sem desacelerar. Isso seria uma melhoria direta para a escalabilidade do Ethereum, potencialmente resolvendo um dos maiores pontos criticados da indústria de blockchain.

Ou por outra, o conjunto de instruções simples e maleável do RISC-V é mais adequado para cálculos à prova de ZK do que o EVM, o que incorre nas despesas gerais de tarefas administrativas porquê contabilidade de gás e gerenciamento de estado.

Em vez de reconstruir o EVM para a prova de ZK, o RISC-V oferece uma selecção simplificada, simplificando o desenvolvimento de camadas de realização otimizadas para ZK. Isso pode apressar o roteiro do Ethereum para privacidade e escalabilidade via ZK Rollups, tornando o RISC-V um complemento interessante para o EVM.

Inferior está uma tábua de confrontação resumindo as principais diferenças e benefícios do RISC-V vs. do EVM.

EVM vs. RISC-V

Você sabia? O Ethereum passou por vários marcos importantes de desenvolvimento ao longo de sua primeira dezena. Notavelmente, em 2016, realizou um garfo duro para volver a fluente depois o hack do Dao. O resultado ainda é perceptível hoje com as cadeias clássicas Ethereum e Ethereum, ambas existentes.

O RISC-V será implementado no horizonte?

A proposta de Buterin provocou um debate entusiasmado entre usuários e desenvolvedores do Ethereum. É uma idéia ambiciosa que pode ser um marco no roteiro de desenvolvimento para o líder de contrato inteligente.

O programador Ben Adams levantou várias preocupações sobre a proposta: em suma, o ZK à prova de ZK pode se tornar mais eficiente, mas pode possuir uma troca. A construção e a realização de blocos, que administram os contratos inteligentes, podem findar se tornando significativamente mais lentos.

“O risco cá é que a provação do ZK pode melhorar, mas a construção e a realização de blocos se deterioram significativamente”, comentou Ben Adams.

Um sentimento que foi ecoado Por outro comentarista anônimo: “Concordo com Ben Adams cá, o EVM porquê um todo é fundamentado em U256, de modo que alhear até o RISC-V diminuiria o desempenho universal da realização”.

Outros pareciam concordar que o RISC-V era uma boa idéia para ajudar a reduzir gargalos, mas questionou se era uma prioridade, dada a potencial dificuldade e dispêndio técnico.

“Concordo, parece uma boa idéia para o L1 que resolve os pontos 2 e 3 dos gargalos L1. Mas esse é o conjunto de prioridades que queremos resolver, principalmente devido à graduação de dispêndio técnico cá?” adicionado Adam Cochran.

É simples que a proposta ainda precisa de perspicuidade e discussões adicionais na comunidade Ethereum. Embora a promessa seja de simplificação radical que impulsiona a eficiência e a velocidade, também introduz uma mudança técnica complexa. Isso exigiria potencialmente anos de dedicação para repensar porquê o blockchain da categoria 1 funciona.

Obviamente, porquê em qualquer projeto descentralizado, a luz virente não depende unicamente do planejamento técnico; Precisa do consentimento da comunidade. Portanto, atualmente, a proposta de Buterin abriu uma ampla conversa sobre qualquer ação de desenvolvimento iminente.