Peñarol x Botafogo na Libertadores
O duelo entre Botafogo e Peñarol na semifinal da Copa Libertadores da América segue rodeado de polêmicas. No jogo de ida, o Glorioso deu show e atropelou o time uruguaio ao vencer por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos.
O Botafogo leva uma vantagem enorme para a partida de volta, que está cercada de polêmicas extracampo. As atitudes do Peñarol têm gerado controvérsia e a presença da torcida alvinegra chegou a ser vetada no Uruguai.
Contudo, a Conmebol entrou na parada e deu um ultimato ao adversário do Botafogo. De acordo com apuração dos colegas Rodrigo Mattos e Danilo Lavieri, do portal UOL, a entidade exigiu o fim do veto à torcida botafoguense.
Qual será a solução proposta pela Conmebol?
Caso o Peñarol não obedeça à Conmebol, a federação estuda realizar a partida no Campeón del Siglo com portões fechados. Outra solução estudada pela entidade é tirar o jogo do solo uruguaio.
No entanto, a segunda medida seria muito difícil de implementar, por conta dos calendários. Ou seja, existe uma possibilidade considerável de Peñarol e Botafogo duelarem em Montevidéu sem a presença de torcedores.
A Conmebol deu um prazo curto para o clube uruguaio garantir a presença de torcedores do time brasileiro. O Peñarol precisa dar uma resposta até às 10h (de Brasília) desta terça-feira (29).
As autoridades do país vizinho alegam que existem “altos riscos” dos acontecimentos da primeira semifinal se repetirem. Diversos torcedores do Peñarol foram presos no Rio de Janeiro após atos de vandalismo e violência na zona oeste da cidade.