FIFA é denunciada por abuso no Super Mundial que o Flamengo vai participar

Entidade vem sendo alvo de críticas por conta do calendário da competição marcada para acontecer no ano que vem

Polêmica no Super Mundial

O Flamengo é um dos três times brasileiros que irá participar do Super Mundial de Clubes de 2025, organizado pela FIFA, por ter conquistado a Copa Libertadores da América de 2022.

A competição, que contará com potências mundiais, terá o seu início no dia 15 de junho do ano que vem, com a decisão do Mundial de Clubes sendo disputada no dia 13 de julho, para aí sim o campeão ser definido.

No entanto, antes mesmo de começar, o campeonato está sendo alvo de polêmicas. A FIFA vem impondo regras e pouco está se importando com o calendário. Por isso, a entidade acabou sendo denunciada.

Ligas se revoltam

Tudo isso porque, segundo a jornalista Raisa Simplicio, a La Liga (da Espanha), a Europa League e a FIFPRO fizeram uma denúncia contra a FIFA na Comissão Europeia por conta da competição que será realizada nos Estados Unidos.

A informação é que Javier Tebas, presidente da La Liga, foi o porta-voz de todas as ligas e acabou dizendo que a conduta da maior entidade de futebol do mundo em relação à competição é “abusiva”.

Vale lembrar que jogadores que atuam em ligas europeias já haviam mostrado seu descontentamento com o Super Mundial. O astro belga Kevin De Bruyne foi um deles: ”Eles não se importam. Parece que o dinheiro fala mais alto que os jogadores”, disse na ocasião.

Quando será o sorteio?

O Flamengo deverá conhecer seus adversários na fase de grupos apenas em dezembro. Essa será a data prevista pela entidade para realizar o sorteio em que serão decididos todos os grupos.

Reações sobre a denúncia