Brasil sobe no ranking
O desempenho da seleção brasileira feminina nas Olimpíadas de Paris garantiu ao Brasil sua terceira medalha de prata na competição e impactou significativamente o ranking mundial da FIFA.
Com o segundo lugar no pódio, o Brasil subiu para a oitava posição no ranking, enquanto as campeãs americanas ascenderam ao topo da lista.
Antes dos Jogos Olímpicos, o Brasil ocupava a nona posição no ranking da FIFA, resultado dos amistosos preparatórios realizados antes da competição. As brasileiras não haviam alcançado a atual colocação desde junho de 2023.
Brasil já esteve no segundo lugar
Historicamente, a melhor classificação da Seleção Feminina foi o segundo lugar, entre março e junho de 2009. Os Estados Unidos foram os grandes vencedores, subindo quatro posições para se estabelecerem na liderança do ranking.
Logo após vencerem o Brasil por 1 a 0 na final em Paris. Com isso, as americanas desbancaram a Espanha, que antes liderava a tabela, mas caiu para o terceiro lugar devido ao impacto negativo da sua trajetória olímpica.
A Espanha, que foi derrotada pelo Brasil nas semifinais e perdeu a disputa pelo bronze para a Alemanha, agora ocupa a terceira posição no ranking. A Alemanha, que conquistou o bronze, subiu para o quarto lugar, enquanto a Inglaterra, atual campeã europeia, figura em segundo lugar.
Confira o top-10 atual do ranking feminino da FIFA:
As anfitriãs francesas, eliminadas pelas brasileiras nas quartas de final com uma derrota de 1 a 0, sofreram a maior queda no ranking, caindo oito posições para o décimo lugar. Veja como ficou o top-10:
- Estados Unidos – 2076.9 pontos
- Inglaterra – 2023.4 pontos
- Espanha – 2021.0 pontos
- Alemanha – 2014.1 pontos
- Suécia – 1986.8 pontos
- Canadá – 1982.2 pontos
- Japão – 1974.3 pontos
- Brasil – 1970.3 pontos
- Coreia do Norte – 1944.2 pontos
- França – 1938.4 pontos