Uruguai leva a melhor
Neste sábado (13), ocorreu o duelo que definiu o terceiro colocado da Copa América 2024. Canadá e Uruguai se enfrentaram em jogo que teve início às 21h (horário de Brasília), no Bank of America Stadium. Após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, os uruguaios venceram nos pênaltis por 4 a 3.
Para chegar a esta fase da competição, o Canadá terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A, com quatro pontos. Na sequência, despachou a Venezuela nos pênaltis nas quartas, mas acabou superada pela Argentina na semifinal.
Já o Uruguai foi o líder do Grupo C, vencendo todos os jogos da primeira fase. Depois, a equipe do técnico Marcelo Bielsa eliminou o Brasil, nos pênaltis, nas quartas de final, e foi derrotado pela Colômbia na semifinal.
O jogo
A pressão do Uruguai surtiu efeito logo nos primeiros minutos de jogo. Aos sete, cobrança de escanteio para a área do Canadá, Cáceres ganha no alto, mas cabeceia sem direção. A bola parou nos pés de Betancur, que chutou forte, no alto, para abrir o marcador. Depois, o Canadá passou a se articular bem no meio com Koné e com o ponta-esquerda Shaffelburg.
Até que aos 21 minutos, também em escanteio, Bombito escorou para Koné, que de costas para o gol, deu um leve toque de primeira e encobriu Rochet. A partir daí, o Canadá passou a dominar o jogo. Os canadenses perderam duas boas chances no fim da primeira etapa, com Oluwaseyi e Osorio.
No intervalo, Bielsa tirou Darwin Núñez e Ugarte e colocou Luis Suárez e Arrascaeta. No decorrer do segundo tempo, os técnicos foram fazendo alterações buscando a vitória. O Uruguai colocou uma bola na trave aos 32 minutos, em chute de Valverde.
Dois minutos depois, Koné arriscou de fora da área e Rochet espalmou. Jonathan David pegou o rebote e chutou no canto para fazer 2 a 1. O placar voltou a ser alterado aos 46’. Giménez recebeu na área e cruzou rasteiro, Suárez, livre, bateu forte, no alto, deixando tudo igual: 2 a 2. Nos pênaltis, Koné perdeu e o Uruguai venceu por 4 a 3 e ficou com o terceiro lugar da Copa América.