Palmeiras na Copa América
Neste domingo (14), a Copa América conhecerá seu grande vencedor. Argentina e Colômbia se enfrentam em Miami, às 21h (horário de Brasília), e o torcedor do Palmeiras certamente torcerá por Richard Ríos.
O volante tem sido um dos principais destaques da Copa América. Ele é o maior driblador do torneio até aqui e suas ótimas atuações, tanto no Palmeiras quanto na seleção da Colômbia, já fazem clubes da Europa se movimentarem visando sua contratação.
A presidente Leila Pereira, todavia, descarta negociar o colombiano, que se tornou titular absoluto de Abel em 2024. A Juventus, da Itália, é uma equipe que acenou fazer uma proposta, assim como equipes da Espanha e da Inglaterra.
Neste sábado (13), o portal Galaslan Medya, que cobre o dia a dia do Galatasaray, informou que o empresário de Richard Ríos ofereceu o meio-campista aos dirigentes dos Leões. O staff do volante teria sugerido uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação atual) dos turcos ao Palmeiras.
Richard Ríos no Galatasaray?
A posição de Leila e sua gestão é não se pronunciar mediante a notícias do Palmeiras nas redes sociais. Fato é que Richard Ríos tem contrato vigente na Academia de Futebol até dezembro de 2026 e multa rescisória altíssima.
O jogador de 24 anos custou aos cofres do Palmeiras pouco mais de R$ 6 milhões em abril de 2023, logo após o Campeonato Paulista. Ríos defendia o Guarani e o diretor Anderson Barros aproveitou a chance, após aval de Abel Ferreira.
O Palmeiras vê Ríos como “perfil que agrada a Europa”, segundo Flávio Latif, do UOL Esporte: é jovem (24 anos), ocupa todos os espaços do campo, sabe driblar e marcar muito bem.
Richard Ríos na Copa América
Nesta temporada, Richard Ríos tem 29 jogos pelo Palmeiras, dois gols e uma assistência. Pela Colômbia, o volante foi titular em todos os jogos da Copa América e marcou um gol.
O meio-campista de 24 anos se destaca em diferentes quesitos durante a competição. Segundo o Footstats — site de estatísticas de futebol —, Ríos é o líder da Colômbia em interceptações, o melhor em dribles e o terceiro em desarmes.
A tendência é que Ríos, recuperado de dores que o fizeram ser substituído na semifinal contra o Uruguai, forme novamente o meio de campo da Colômbia com Jefferson Lerma, do Crystal Palace, e Jhon Arias, do Fluminense, na decisão da Copa América.