Grêmio faz cálculos para tentar escapar da queda no Brasileirão

Apesar da crise, metade das equipes que tiveram pontuação do Grêmio em 16 rodadas não caíram para a Série B

Time só fez 11 pontos até o momento na atual competição

Nesta quarta-feira (10), a crise do Grêmio ganhou mais um capítulo trágico com uma derrota desastrosa para o Cruzeiro, como mandante, em Caxias do Sul (RS), por 2 a 0.

Com o resultado, o Tricolor Gaúcho se mantém na 18ª posição, com 11 pontos, e embora esteja com dois jogos a menos em relação aos adversários, vive o calvário de estar na zona do rebaixamento do Brasileirão.

O pesadelo de uma possível queda para a Série B atormenta o ambiente gremista, que agora, corre contra o tempo para tentar voltar ao caminho das vitórias na competição.

Para conseguir escapar da queda, a equipe de Renato Gaúcho irá precisar crescer na competição, o que ainda não conseguiu, mas pode ter um alento em relação aos números parecidos com equipes que escaparam.

50% dos que tiveram 11 pontos em 16 jogos, como o Grêmio, não caíram

Ao longo da história do Brasileirão de pontos corridos com 20 times, desde 2006, 6 equipes após 16 rodadas fizeram 11 pontos, com resultados diferentes na luta contra a queda.

O aproveitamento é de cerca de 50%, com três dessas equipes sendo rebaixadas ao fim do certame, sendo elas o Atlético-GO (2012), o América-MG (2011) e o Figueirense (2012).

Outras equipes conseguiram grandes maneiras de escapar da queda com essa pontuação, entre elas, o Fluminense (2009), o Ceará (2018) e por fim, o Fortaleza (2022), que ainda foi para a Libertadores.

Feito que representa um bom sinal não só para o Grêmio, como também para o Atlético-GO, que possui 11 pontos na tabela de classificação e luta contra a degola nos últimos jogos.