Deboche?
Em Renascer, da TV Globo, Dona Patroa (Camila Morgada) vai conseguir saborear uma vingança inesperada contra o seu ex-marido, Egídio (Vladimir Brichta). De apoio à ruiva, estará ninguém menos do que a companheira do coronel: Eliana (Sophie Charlotte).
Tudo começa quando Egídio imagina encontrar Norberto (Matheus Nachtergaele) na venda à noite. Porém, ele é recebido por Iolanda, que está cuidando do local na ausência do comerciante.
Oportunista, o coronel decide “abusar” novamente da ex-esposa e decide jantar ali para voltar a ser servido pela mulher. Abalada, ela não consegue se conter, embora receba apoio de Eliana para não “baixar a cabeça” e virar a mesa.
Vingança, sim
No próximo capítulo, Dona Patroa se recompõe e aceita atender Egídio como um “cliente” da venda. Ela não perde a postura, mesmo com tantas provocações, como o pedido para ela mexer em seu café.
“Tem mão, não?”, pergunta ela. “Já que não tem nem vergonha na cara!”, reclama Eliana. “É que lhe tê assim, me servindo, Dona Patroa, me fez lembrá dos tempo de antigamente…”, admite o coronel.
Apesar disso, Iolanda segue se mantendo calma, mas não aceita um novo desaforo: Egídio pede para “pendurar” na conta. “Pendurô, não, que num sô cabide! Se quisé comê, aqui, vai tê que pagá!”, dispara a ruiva.
“Só aí deu 160… Mais o serviço dá 176, mas vâmo arredondá pra cima, que é pra cubrî o desgosto de tê que olha pra essa tua cara… E vâmo fechá essa brincadêra em 180!”, calcula Dona Patroa.
“Dá pra ver que aquele turco ensinou a passar a mão no dinheiro dos outros”, devolve Egídio, citando Rachid (Almir Sater). “Pronto: 200… Que ofensa num tá no cardápio!”, exige Dona Patroa.
Eliana demonstra apoio
Solidária com Iolanda, Eliana mostra que aprovou a atitude da mulher. “E eu ainda acho que saiu barato!”, soltou ela.
Posteriormente, Dona Patroa reflete sobre o ocorrido olhando para a peruca de Jacutinga (Juliana Paes), antiga dona do bordel. “É, Dona Jacutinga… A senhora é que tava certa de nunca tê dado nada de graça a homem nenhum!”, completa ela.