O São Paulo acelerou o ritmo nos primeiros minutos e não demorou para ser recompensado. Logo aos cinco, Lucas Moura recebeu com espaço na meia esquerda, avançou até a entrada da área e bateu rasteiro, vencendo goleiro Anderson.
Na sequência, porém, só o Cruzeiro jogou no Morumbis. O time celeste tomou conta do meio campo, abusou das movimentações no ataque e acumulou chances para empatar a partida. A primeira grande oportunidade surgiu nos pés de Gabriel Veron, que recebeu na área e bateu no canto, tirando tinta da trave.
Pouco depois, Matheus Pereira aproveitou sobra na entrada da área e soltou uma bomba, parando em grande defesa de Rafael. Lucas Silva foi mais um a tentar em chute de fora e Barreal chegou a acertar a trave após cruzamento desviado da esquerda, mas a bola insistiu em não entrar..
Até que aos 36, numa infelicidade de Marlon, a pressão cruzeirense foi interrompida. O lateral esquerdo da Raposa exagerou em dividida com Calleri, acertou o tornozelo do atacante tricolor e, após recomendação do VAR, recebeu cartão vermelho.
Com um jogador a mais, o São Paulo, enfim, voltou a “existir” no jogo e criou chances para ampliar. Na melhor delas, o jovem Juan clareou na intermediária e soltou uma bomba, carimbando o travessão de Anderson, que ainda tocou na bola.