Final morna
A final entre Flamengo e Nova Iguaçu foi marcada por uma baixa intensidade. O placar de 3 a 0 no jogo de ida praticamente selou o destino da disputa, e o time de Tite confirmou sua superioridade com uma vitória por 1 a 0 no jogo de volta, com um belo gol de Bruno Henrique. O camisa 27 recebeu o reconhecimento das arquibancadas e respondeu com um gol no seu primeiro toque na bola, provocando a celebração dos torcedores.
Com esse título, o Flamengo ampliou sua hegemonia no futebol do Rio de Janeiro. Agora, o clube soma 38 títulos, contra 33 do Fluminense, 24 do Vasco e 21 do Botafogo. Esta foi a sétima vez que o clube conquistou o troféu de forma invicta, registrando 11 vitórias e quatro empates ao longo da campanha de 2024.
O destaque do Flamengo sob o comando de Tite foi, indiscutivelmente, o setor defensivo, com uma boa disputa no setor. Com apenas um gol sofrido em 15 jogos, a equipe teve a melhor defesa da história do campeonato.
Além disso, marcou 29 gols ao longo da competição, sofrendo o único gol na partida contra o Nova Iguaçu, marcado pelo atacante Carlinhos durante um jogo no qual atuou com a equipe sub-20, na segunda rodada.
Domínio Rubro-Negro
Um dia após conquistar seu 38º título do Campeonato Carioca, o Flamengo dominou a seleção dos melhores jogadores do torneio. Durante a cerimônia de encerramento do estadual, realizada na noite desta segunda-feira em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Ferj anunciou a equipe ideal da competição, composta por oito atletas rubro-negros.
Além disso, o recém-contratado Carlinhos, do vice-campeão Nova Iguaçu, teve dois nomes escalados. Já o Vasco foi representado por um jogador, enquanto Botafogo e Fluminense não tiveram nenhum atleta selecionado. Confira abaixo a escalação:
Goleiro: Rossi (Flamengo) Defensores: Varela (Flamengo), Fabrício Bruno (Flamengo), Léo Pereira (Flamengo), Piton (Vasco)
Meio-campistas: Pulgar (Flamengo), De la Cruz (Flamengo), Arrascaeta (Flamengo)
Atacantes: Bill (Nova Iguaçu), Carlinhos (Nova Iguaçu), Pedro (Flamengo)
Arrascaeta foi eleito o craque do campeonato, enquanto Yago Ferreira, de 22 anos, filho do ex-jogador Iranildo e que jogou pelo Nova Iguaçu emprestado pelo Fluminense, foi considerado a revelação do torneio, mesmo suspenso Gabi recebeu convite para festa.
O técnico do Nova Iguaçu, Carlos Vitor, ganhou de Tite, que bateu recorde após o título, e foi premiado como melhor treinador do estadual, sendo aplaudido de pé pelos jogadores presentes no palco. Yuri Elino Ferreira da Cruz foi reconhecido como melhor árbitro, enquanto Rodrigo Corrêa Figueiredo e Luiz Claudio Regazone foram eleitos os melhores assistentes.
Jogadores do Flamengo estão animados
Segundo Arrascaeta é justo compartilhar a conquista com os companheiros. “É incrível estar aqui, é realmente difícil escolher apenas um jogador. É justo compartilhar essa conquista com todos os companheiros. Estou feliz por ter jogadores da minha seleção do Uruguai ao meu lado, para que eles possam sentir o que é fazer parte deste time. Eles começaram o ano muito bem.”
Assim como o uruguaio, Pedro também conquistou dois prêmios, sendo eleito o melhor atacante e artilheiro do Carioca, com 11 gols. Ao chegar ao evento, o camisa 9 celebrou o primeiro título como pai:
“É gratificante para mim e para minha esposa. A primeira coisa que falamos foi sobre isso, que é o primeiro título das nossas filhas. O ano já começou muito bem para nós com essa notícia, e agora ganhando o Carioca. Espero que coisas ainda maiores aconteçam este ano.”
O Flamengo não recebeu prêmio em dinheiro pelo título. Pelo quarto ano consecutivo, a Ferj não oferece premiação em dinheiro para o campeão carioca.