Críticas feitas sobre um ponto polêmico:
Depois de vários brasileiros estrearem nas competições internacionais, é a vez de San Lorenzo e Palmeiras se enfrentarem nesta quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), no Nuevo Gasómetro, no 1º jogo de ambos pela Conmebol Libertadores.
Especificamente sobre esse jogo do Verdão, Paulo Vinícius Coelho, mais conhecido como PVC, em seu blog no Uol, analisou o impacto do calendário apertado, deixando claro ser prejudicial, algo que foi comprovado com a derrota do Grêmio, por exemplo, que optou jogar com os reservas por conta do estadual.
“O calendário brasileiro ri dos finalistas de estaduais representantes do país na Libertadores. Estrear com reservas e correr o risco de perder na América do Sul? Ou desgastar o time e gerar uma crise com eventual derrota no estadual“, questionou o jornalista sobre o dilema.
Neste momento, Abel Ferreira será obrigado a escolher em qual competição é melhor poupar jogadores. Em 2023, justamente em sua estreia, o Alviverde foi até La Paz com os reservas e perdeu do Bolívar, justamente priorizando a final do Paulistão contra o Água Santa.
Situação precisaria ser mudada de imediato:
Neste ano, visando a decisão com o Juventude, Renato Gaúcho repetiu o mesmo cenário com o Tricolor Gaúcho e foi derrotado pelo The Strongest, por 2 a 0, em resultado que pode prejudicar uma futura classificação.
Depois de ser derrotado no primeiro jogo diante do Santos na Vila Belmiro, o Palmeiras agora vai precisar fazer uma escolha. Segundo PVC, que sugeriu mudanças no calendário, Abel contará com apenas quatro titulares para a partida.
“Os estaduais precisam terminar antes do início da fase de grupos. Aconteceria se houvesse uma data a menos para as federações ou se não houvesse data Fifa em março. O calendário regional está condicionado ao internacional”, analisou.
Logo após o 1 a 0 sofrido no último jogo contra os comandados de Fábio Carille, Abel Ferreira fez questão de ir na mesma linha do jornalista acima citado e deixar clara sua insatisfação com 2 jogos importantes simultâneos.
Técnico do Palmeiras foi na mesma linha:
“O calendário está feito, a Federação Paulista definiu como tinha que ser feito, quando Palmeiras tinha que jogar, quando o Santos teria que jogar. O calendário está como está, igual ao ano passado. Temos outro no meio da semana enquanto nosso adversário vai estar focado na final“, iniciou.
“Daqui a dois dias teremos um jogo importante. Temos que pensar no que é melhor para daqui a dois dias estar a competir, e quatro dias depois estar competindo no Allianz Parque. Temos que olhar pro plantel que temos e fazer as melhores escolhas para quarta-feira”, finalizou o treinador.
Importante destacar que os hermanos também vem de derrota no Campeonato Argentino, perdendo por 2 a 1 em casa para o Boca Juniors e se complicando bastante por uma vaga na Copa da Liga Argentina, já que ocupa apenas a nona posição, com 15 pontos, no Grupo B.
Visando a final, confira a provável escalação palmeirense: Marcelo Lomba; Garcia, Gustavo Gómez, Naves (Luan) e Vanderlan (Caio Paulista); Fabinho, Richard Ríos e Gabriel Menino; Lázaro, Breno Lopes (Estêvão) e Rony.