Barcelona encara o PSG na Champions League
O Barcelona se prepara visando mais um embate contra o PSG na Uefa Champions League. Nos dias 10 e 16, espanhóis e franceses ficam frente a frente pelas quartas de final do maior torneio de clubes do planeta. O jogo da ida está marcado para o Parque dos Príncipes, em Paris. Já a partida da volta será no Olímpico Lluís Companys, na Catalunha.
As duas equipes já se enfrentaram 12 vezes pela Champions League e o equilíbrio é total, com quatro vitórias de cada lado, além de outros quatro empates. O duelo mais marcante aconteceu em 2017, pelas oitavas, quando o Barcelona perdeu por 4 a 0 na ida, mas venceu por 6 a 1, no Camp Nou, para se classificar. No ano seguinte, o PSG deu o troco e avançou as quartas com direito a goleada por 4 a 1 longe de casa.
Para chegar até as quartas de final da atual edição, o Barcelona passou na liderança do Grupo H com 12 pontos, ficando na frente do segundo colocado Porto apenas nos critérios de desempate. Após um início fulminante, com goleada por 5 a 0 sobre o Royal Antwerp e vitórias em sequência diante de Porto e Shakhtar Donetsk, por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente, a equipe de Xavi caiu de rendimento no returno.
Nas últimas partidas da primeira fase, o Barça perdeu para o Shakhtar (1 a 0), venceu o Porto (2 a 1) e, na rodada final, foi derrotado pelo Antwerp (3 a 2). Já nas oitavas, o time espanhol encarou o Napoli e, depois de empatar por 1 a 1 na Itália, confirmou sua classificação ao vencer por 3 a 1 no segundo duelo.
História do Barcelona na Champions League
De volta às quartas de final após quatro temporadas, o time culé tem tradição no torneio europeu. O Barça é o quinto clube com mais títulos na história da Champions League, com cinco conquistas.
A primeira taça foi conquistada na temporada 1991/92. Na oportunidade, a equipe, que contava com nomes como o zagueiro holandês Ronald Koeman, o búlgaro Stoichov e o dinamarquês Michael Laudrap, sob o comando de Johan Cruyff, venceu a Sampdoria na grande final.
O Barcelona voltou a conquistar o título em 2005/06, com o brasileiro Ronaldinho Gaúcho como protagonista. As duas “orelhudas” seguintes vieram nas temporadas 2008/09 e 2010/11, sob o comando do espanhol Pep Guardiola e com estrelas como Lionel Messi, Xavi e Iniesta.
A campanha vitoriosa mais recente do Barça aconteceu em 2014/15. Contando com um dos melhores trios de ataque da história do futebol, o “MSN”, formado por Messi, Suárez e Neymar, o time catalão passou por Manchester City, PSG e Bayern de Munique, antes de aplicar 3 a 1 na Juventus na final.