Análise: Léo Jardim é o único goleiro convocado para a Seleção Brasileira com experiência na Europa

Confrontos contra Inglaterra e Espanha exige um goleiro já experimentado em solo europeu

Escolha difícil para o novo treinador

Léo Jardim, goleiro do Vasco de 28 anos, foi convocado por Dorival Jr. para a Seleção Brasileira após o corte do goleiro Ederson, do Manchester City, por conta de lesão.

O jogador chegou a Londres no final da segunda-feira (18), onde a Seleção se concentra, e realizou o primeiro treino com a Amarelinha nesta terça-feira (19).

O primeiro amistoso a ser disputado será contra a Inglaterra, em Wembley, neste sábado (23), e talvez a posição que cause mais dúvidas na comissão técnica de Dorival é a de goleiro.

Sem os experientes Alisson e Ederson, o treinador terá que escolher entre Bento, do Athletico-PR, Rafael, do São Paulo e Léo Jardim, para confrontos de peso contra seleções europeias.

Trajetória dos goleiros no futebol

Dentre os três postulantes, o goleiro do Vasco é o único que tem experiência Internacional. Ele já jogou no Rio Ave, de Portugal, em 2019, e atuou por duas temporadas e meia (21/22/23) no Lille, da França.

Léo Jardim em treinamento com a Seleção Brasileira em Londres. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Bento é um goleiro jovem e promissor, porém, só atuou no Brasil, e a falta de experiência nessas horas contra os melhores do mundo podem fazer toda a diferença.

Já Rafael tem 36 anos, e antes de chegar ao São Paulo, foi reserva nas equipes do Cruzeiro e do Atlético-MG. Sua convocação, a priori, foi como homem de confiança de Dorival que contribuiu com o título da Copa do Brasil.

Por todos estes cenários, tudo leva a crer que a escolha mais sabia do técnico da Seleção seria escalar Léo Jardim como o titular para o confronto contra a Inglaterra.

Adversários do Brasil são jogadores de peso

Mesmo tendo goleiros europeus na Seleção nas duas últimas copas do mundo, em 2018 e 2022, o Brasil caiu justamente nas quartas de final para seleções europeias, para Bélgica e Croácia.

Isso revela o nível do que a pentacampeã mundial está prestes a encarar. A Inglaterra, por exemplo, tem a maioria de seus jogadores na Premier League, o campeonato mais disputado do mundo.

O ataque pode ser composto por nomes como Phil Foden, Bellingham, Grealish, Rashford e Saka. Harry Kane sofreu lesão e é duvida para o amistoso internacional.

Após enfrentar os ingleses, o Brasil tem compromisso contra a Seleção da Espanha, no dia 26 de março, às 17h30, no Estádio Santiago Bernabéu, outro teste de fogo para Dorival Júnior.

O que dizem os torcedores do Cruzmaltino nas redes sociais