Futuro em xeque em BH
Ao final de 2023, Luiz Felipe Scolari era unanimidade na Cidade do Galo. O segundo turno do Brasileirão Série A e a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores convenceram a todos no Atlético.
Por isso, em janeiro, a SAF do Atlético e o chamado 4R sequer discutiram uma troca de comando no time profissional. A realidade mudou, todavia, após dois meses.
O desempenho do Atlético está muito aquém do esperado no Campeonato Mineiro desde a primeira fase. Para variar, a classificação dramática contra o América, perdendo, inclusive, o segundo jogo, foi a gota d’água para muitos dirigentes.
Segundo apuração do colega Thiago Fernandes, do portal GOAL, o Atlético está reavaliando o futuro de Felipão e não descarta uma demissão durante o período da Data FIFA.
Motivos que ‘minaram’ a SAF do Galo
Além da queda de rendimento nas quatro linhas, também incomoda a falta de explicação de Scolari nas entrevistas coletivas pós-jogo. Isso sem contar o entrevero do técnico recentemente com torcedor no aeroporto.
Victor Bagy, ex-goleiro e hoje diretor de futebol do Galo, vai se reunir com dirigentes da SAF nas próximas horas para definir o futuro do comandante. Uma saída não está descartada, e, neste momento, não seria surpreendente.
São 41 jogos à frente do Galo desde que assumiu, em meados de 2023. Nesta temporada, soma apenas cinco vitórias em 10 partidas. O Alvinegro disputa a final do Estadual nos dias 30 de março e 7 de abril contra o Cruzeiro.
Favorito para assumir o Galo
A reapresentação do elenco ocorre nesta quarta-feira (20) na Cidade do Galo. Segundo Fernandes, um nome favorito para assumir eventual vaga de Felipão é Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza há quase três anos.
Vojvoda é um velho conhecido do torcedor atleticano, já que foi buscado em outras oportunidades. O argentino tem contrato no Leão do Pici até o fim de 2025 e tem o respaldo da SAF cearense.
Antes da última renovação de contrato, Vojvoda tinha uma multa rescisória avaliada em US$ 1,5 milhão (R$ 7,5 milhões na cotação atual). Como houve uma prorrogação, o Fortaleza aumentou o valor para enfrentar o assédio de outros clubes do Brasil e exterior.
Assédio no exterior?
Há algumas semanas, Scolari foi apontado como um possível alvo do Libertad, do Paraguai. À ESPN, o empresário do treinador disse que foi contatado pelo clube de Assunção para levar seu nome à diretoria.
Em resposta, o representante disse que Felipão não tem interesse em deixar o Brasil e não recebeu proposta, assim como Atlético. Os únicos convites formais de 2023 foram das seleções do Catar, Paraguai e Colômbia.