Barcelona no mercado
Vivendo grande fase com as cores do Monaco, da França, o lateral Vanderson, de 22 anos de idade, cria do Grêmio, é o mais novo alvo do Barcelona no mercado da bola.
O lateral vive grande fase na Ligue 1 e vem sendo um dos grandes destaques do Monaco, fato que chamou atenção atenção do clube espanhol, que pode colocar uma boa grana nos cofres gremistas.
Vanderson deixou o Grêmio em 2021, em alta, para viver um novo desafio no futebol europeu. Ele foi vendido por 12 milhões de euros (R$ 76 milhões na cotação da época).
Destaque na França, o Barcelona está de olho no jogador e pode desembolsar até 50 milhões de euros ao Monaco para um negócio na próxima temporada. Clube formador, o Grêmio receberia um grande valor.
Grêmio pode receber bolada
Por ser o clube que formou Vanderson de forma profissional para o futebol, o Grêmio teria direito a receber 5% de uma possível venda do defensor para o Barcelona.

Esse motivo se dá pelo mecanismo de solidariedade da FIFA para compensar financeiramente os clubes formadores dos atletas. O valor é pago em negócios internacionais.

O Grêmio receberia cerca de R$ 13 milhões na possível transação de Vanderson para o futebol espanhol. Esse dinheiro cairia muito bem para o time de Renato Gaúcho.
Vanderson ganhou suas primeiras chances na Seleção Brasileira em 2023, fato que pode ter influência no interesse do Barça em contratá-lo para a próxima temporada.
O que dizem os Fanáticos

