Fortaleza, Sport e Ceará buscam reconhecimento da CBF
Fortaleza, Sport e Ceará buscam o reconhecimento da CBF como campeões brasileiros da década de 1960. Os três clubes do nordeste brasileiro se baseiam nas recentes decisões da entidade dadas aos campeões da Taça Brasil. Os títulos que estão sendo analisados são do Torneio Norte-Nordeste.
Com apoio das federações de Pernambuco e do Ceará, Fortaleza, Sport e Ceará usam como argumentos as legitimações dadas pela CBF aos campeões do Roberto Gomes Pedrosa de 68 a 70.
Os três clubes têm documentos detalhados que comprovam a finalidade dos torneios perante ao calendário nacional. Eles também possuem provas jornalistas da época, onde são dados como campeões nacionais.
Em caso de sucesso, passam a ser considerados campeões brasileiros: o Sport, em 68, Ceará, em 69 e Fortaleza, em 70. Segundo o presidente da FPF, a pauta será passada à CBF na próxima segunda-feira. A informação é do portal Noite de Copa.
Atlético-MG
Recentemente, o Atlético-MG teve sucesso na tentativa de ser reconhecido como campeão brasileiro, passando a ser tricampeão nacional. A CBF reconheceu o título de 1937 do Galo mineiro.
Antes do Galo, outros times brasileiros também tiveram sucesso nas tentativas de reconhecimento da entidade. Os exemplos são o Palmeiras, maior campeão nacional, e o Santos, que tem oito taças.
Se for declarado campeão brasileiro, o Sport passará ser bicampeão nacional, uma vez que a CBF e a justiça brasileiro reconhece o grande clube nordestino como campeão de 87 – o Flamengo também é reconhecido, mas somente pela entidade.
Já Fortaleza e Ceará, terão seus primeiros títulos oficiais de primeira divisão. A torcida dos dois grandes times estão aguardando ansiosamente para o desfecho da situação.